Foto: Reprodução

Uma das principais etapas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), a avaliação pedagógica é tema de um workshop realizado pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). Durante dois dias – nestas quinta (28) e sexta-feira (29), pesquisadores do NEES, técnicos e gestores do Ministério da Educação (MEC) estão juntos em Maceió para reuniões de integração e planejamento dessa fase do programa.

“Vamos discutir, planejar e realizar alinhamentos entre os diversos stakeholders relacionados ao processo de avaliação pedagógica do PNLD, buscando aproximar, criar sinergias de colaboração e trabalho conjunto para implementar da melhor forma possível essa avaliação, de modo a impactar positivamente todo o programa”, destaca o vice-diretor geral do NEES, Diego Dermeval.

“A avaliação pedagógica é uma fase do PNLD que tem como principal característica zelar pela qualidade pedagógica das obras e materiais didáticos que vão chegar para as  escolas de todo o País. Então, nesse contexto, é muito importante que as pessoas que fazem parte, como o FNDE, as universidades e o próprio MEC discutam pontos de melhorias para que essa política consiga entregas de qualidade, como já vem sendo feito ao longo de todos esses anos”, complementou o pesquisador André Magno, um dos coordenadores do projeto no NEES.

Cerca de 40 pessoas participam do workshop. Do MEC estão a coordenadora geral de materiais didáticos (CGMD), Raphaella Cantarino, e Nayara Paiva, da mesma equipe do governo federal. De forma remota, participam também representantes do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação( FNDE) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Do NEES há representantes ligados à Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal Rural da Amazônia e Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, entre outras instituições.

INTEGRAÇÃO

Segundo Raphaella Cantarino, cabe ao MEC a etapa do PNLD da avaliação pedagógica (as demais são de responsabilidade do FNDE). Um dos principais desafios, diz ela, é ter o quantitativo de pessoas para fazer essa avaliação primando sempre por melhorias “para que os materiais didáticos, literários e os recursos educacionais digitais cheguem com uma qualidade de excelência cada vez maior para os nossos estudantes”, enfatiza a coordenadora do MEC.

“O NEES é o principal parceiro que a gente tem. Toda a plataforma digital de avaliação do material pedagógico foi desenvolvida pelos pesquisadores do NEES, de acordo com as nossas regras. Uma tarefa de extrema importância para que façamos todas as avaliações da maneira mais otimizada possível”, afirma Raphaella.

“Tem também a plataforma da formação dos avaliadores, que a gente está desenvolvendo junto com o NEES e com a Ufal para trazer para os nossos avaliadores cursos que conversem com a plataforma da avaliação realizar tudo de forma integrada, melhorando os processos dentro do PNLD, destaca a gestora.

Diego Dermeval ressalta que o NEES tem apoiado diversas etapas do PNLD  “tanto nas fases iniciais, de validação, avaliação pedagógica, análise de atributos, quanto nas outras fases também de apoio às atividades de negociação e predição do quantitativo de alunos por escola e etapa de ensino. Sempre com o olhar na equidade, usando tecnologias e pesquisa científica para apoiar a implementação da política pública”, diz o vice-diretor do NEES.