Pular para o conteúdo

NEES inicia nova parceria com o Ministério da Cultura

27 de novembro de 2025

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) marcou presença no Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas 2025, realizado de 25 a 27 de novembro na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), em Fortaleza. A participação simbolizou mais do que um momento de troca de experiências e debates sobre desafios e soluções para fortalecer bibliotecas públicas e comunitárias em todo o país: representou o início de uma nova parceria entre o NEES e o Ministério da Cultura (MinC).

Com atuação consolidada junto ao Ministério da Educação (MEC) no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o NEES amplia sua agenda institucional ao colaborar também com o MinC. Isso fortalece o compromisso do núcleo, vinculado à Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em contribuir em políticas públicas, reafirmando parcerias estratégicas na construção e desenvolvimento de iniciativas de grande impacto social.

O NEES vai atuar em ações do novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Segundo o secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, o PNLL será lançado em breve e orientará a política pública do livro para a próxima década. 

“O NEES está iniciando uma nova parceria com o MinC, no primeiro momento com o projeto de formação de mediadores e também depois na articulação da Rede Nacional de Mediadores de Leitura”, afirmou o pesquisador e conselheiro do NEES, Leonardo Marques, que participou do primeiro dia do evento na capital cearense. “Estamos muito empolgados com a possibilidade do NEES colaborar com mais esse projeto de articulação para fortalecer o sistema brasileiro de bibliotecas públicas e comunitárias”, comentou Leonardo.

TROCAS E PARCERIAS

“O objetivo do encontro do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas foi dar visibilidade para o que já vem sendo feito no Brasil de forma muito estruturada por essa rede, essa grande rede, e também de aproximar todos esses atores envolvidos no livro, na leitura, nas bibliotecas. Nós esperamos que essa oportunidade de reunir gente tanto do sistema como parceiros importantes como o NEES traga grandes contribuições para as nossas execuções”, comentou a Coordenadora-geral de Literatura e Bibliotecas do MinC, Nadja Cezar.

“Especialmente no caso do NEES, esses insumos vindos da academia para as políticas públicas nós entendemos como um fator relevante e que podem ajudar a melhorar essa execução e a garantir que as políticas públicas cheguem de forma cada vez mais efetiva para as comunidades, para a sociedade, para os territórios”, destacou Nadja Cezar.

AMPLIAÇÃO DE ACERVO

Em 2024, decreto federal determinou que as bibliotecas públicas e comunitárias, cadastradas no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), passem a receber anualmente os livros literários do PNLD para ampliação e atualização de seus acervos. O NEES atua em diversas etapas do PNLD.

“É muito importante a gente celebrar a chegada dos livros, do Programa Nacional do Livro Didático Literário a essas bibliotecas e fazer com que nós tenhamos uma renovação constante dos acervos literários das bibliotecas públicas e comunitárias de todo o Brasil”, ressaltou o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC, Jéferson Assunção.  

* Com informações da Ascom do Ministério da Cultura

Matérias Relacionadas

Traduzir