Professores e monitores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais de São Sebastião, localizado no sul de Alagoas, participaram essa semana de uma formação que faz parte do Programa de Promoção da Equidade Educacional

A ação integra a Jornada da Equidade Educacional, desenvolvida em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Escola de Educação da Universidade de Harvard (USA).

O objetivo é promover melhoria da aprendizagem, com ênfase no desenvolvimento de habilidades de leitura, fluência, interpretação de textos e resolução de problemas matemáticos. A rede municipal de ensino de São Sebastião tem 7.444 estudantes, 433 professores e 33 escolas.

No primeiro dia da formação, na última segunda-feira (11), a atividade foi focada no WordGen Weekly (Geração da Palavra Semanal), uma ação projetada para promover o repertório linguístico, a compreensão de leitura e habilidades de raciocínio lógico e argumentativo dos estudantes por meio de discussão, debate e redação semanal em sala de aula.

Já na terça-feira (12) a formação ocorreu com o STARI – Strategic Adolescent Reading Intervention (Intervenção Estratégica de Leitura para Adolescentes), cujo objetivo é trabalhar com os estudantes dos 6º aos 9º anos com dificuldades significativas de leitura. A meta é desenvolver habilidades de leitura, fluência, decodificação e compreensão.

A programação prosseguiu na quinta-feira (14) com uma oficina para os monitores sobre aplicação de instrumentos para avaliar o nível de escrita dos estudantes.

secretária municipal de Educação de São SebastiãoSandra Ribeiro, acompanhou as atividades. Na abertura da semana, ela agradeceu aos professores pelo empenho, dedicação e compromisso por uma educação equitativa e de qualidade para todos. Nesse momento, participaram de forma online, o Prof. Dr. Ig Ibert Bittencourt (IC/UFAL/Harvard) e Prof. Dr. Leonardo Marques (NEES/CEDU/UFAL) que parabenizaram todos os professores pelo engajamento e garra na condução das atividades do programa na rede municipal de ensino.

A formação foi ministrada pela coordenadora do PPEE, Mina Isotani (UFPR), e pelos professores Julia Rocca (NEES/UFAL), Regina Oliveira (NEES/UFAL) e Sivaldo Joaquim (CEDU/UFAL). Houve a participação também das professoras Angelina Vasconcelos (NEES/Ufal) e Pauliana Rodrigues.