O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) tem se destacado nacional e internacionalmente por sua atuação estratégica na interseção entre transformação digital e políticas públicas. Um exemplo desse protagonismo é o número significativo de pesquisadores que vão apresentar artigos na 26ª Conferência Internacional Anual sobre Pesquisa em Governo Digital (dg.o 2025), que acontecerá no próximo mês, entre os dias 9 e 12 de junho, em Porto Alegre (RS).
O NEES colabora com diversas políticas públicas, reafirmando seu papel como referência em pesquisa aplicada com alto impacto social, conectando o conhecimento acadêmico às demandas concretas da gestão pública. Programas importantes do Ministério da Educação (MEC) como o Pé-de-Meia, Gestão Presente e o do Livro e do Material Didático (PNLD), por exemplo, têm a participação do NEES.
Neste ano o tema da conferência, que pela primeira vez acontece na América do Sul, será “Governo Digital, Promovendo a Coesão Social para Reduzir Desigualdades”. O evento vai ser realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na capital gaúcha.
“Observar os resultados que temos alcançado por meio da transformação digital no apoio a políticas públicas educacionais é extremamente gratificante. Apresentar esses avanços em uma conferência internacional como a dg.o 2025 reforça o compromisso do NEES com a produção de soluções inovadoras e com impacto real na sociedade brasileira”, destaca o diretor de Operações do NEES, André Magno. Ele é pesquisador e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a qual o NEES é vinculado.
PESQUISAS
Um dos trabalhos que vai ser apresentado (e que tem André Magno como principal autor) é Análise Orientada por Dados para a Melhoria de Políticas Educacionais: Um Caso no Programa de Livros Didáticos do Brasil, desenvolvido em parceria com pesquisadores das Universidades de Harvard e Pittsburgh, ambas nos Estados Unidos, e de Oxford, no Reino Unido. O estudo apresenta uma abordagem orientada por dados para apoiar a avaliação de políticas públicas educacionais, com foco no PNLD.
Outra pesquisa que será mostrada na conferência analisa os problemas enfrentados pelo Sistema Gestão Presente (SGP), que reúne dados sobre a presença e matrícula de estudantes no Brasil, e propõe formas de melhorar a qualidade dessas informações. Problemas como erros no preenchimento, dados contraditórios e informações exageradas foram identificados e corrigidos com o uso de uma metodologia prática baseada em análise e melhoria contínua.
“Casos reais mostram como ajustes simples, como validar datas ou limitar matrículas duplicadas, ajudaram a tornar o sistema mais confiável. Com essas melhorias, é possível entender melhor a frequência dos alunos, combater a evasão escolar e criar políticas educacionais mais justas e eficazes para todo o país”, observa o pesquisador Thales Vieira, um dos autores. O estudo é assinado também por Abílio Nogueira Barros, Emanuel Marques Queiroga, Markson Rebelo Marcolino, Débora Barbosa Leite Silva, Diego Dermeval, André Lima, Leonardo Brandão Marques e Cristian Cechinel.
Outra relevante pesquisa, dos mesmos pesquisadores, trata da importância de garantir que os dados dos estudantes usados pelo governo sejam corretos e confiáveis. No Brasil, muitas informações sobre os alunos estão espalhadas em diferentes sistemas e, muitas vezes, apresentam erros, como nomes digitados de forma errada. Para melhorar isso, o time do NEES criou um método que compara nomes parecidos usando uma técnica chamada “distância de Levenshtein”, que mede o quanto dois nomes se parecem.
“Mostramos que é possível encontrar um equilíbrio entre automatizar essa checagem e contar com uma equipe para revisar manualmente os casos mais duvidosos. O método foi testado com dados de 7 milhões de estudantes e ajudou a definir que, quando os nomes são pelo menos 80% parecidos, o sistema consegue funcionar bem com a capacidade atual da equipe de verificação”, explica Cristian Cechinel.






MATRÍCULAS E EVASÃO
A evasão escolar, tema que precisa ser encarado com políticas públicas contundentes, foi abordada em outro artigo do time do NEES que vai ser apresentado na conferência. O estudo propôs um Modelo Relacional (MR) com o instrumento IAFREE-A, que avalia 13 fatores de risco em cinco dimensões envolvendo estudantes, escola, família e comunidade.
Um piloto foi realizado em Mato Grosso com 624 alunos. Os resultados apontaram preocupações críticas, como infraestrutura escolar inadequada, percepções de insegurança e vínculos frágeis entre família e escola, reforçando a necessidade de intervenções precoces e sensíveis ao contexto. Os autores destacam que a evasão escolar não é um evento isolado, mas o resultado de fatores relacionais, institucionais e estruturais complexos. A pesquisa é de Leogildo Freires, Heitor Marinho Araújo, Luan Filipy Freire Torres, Thiago Cordeiro e Gabriel Fortes.
Outra contribuição do NEES que será divulgada no evento de Porto Alegre é uma pesquisa que propõe um modelo preditivo com Random Forest para estimar matrículas escolares no Brasil, visando alocar recursos educacionais de forma equitativa e eficiente.
Utilizando dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do período de 2010 a 2021, o modelo superou a técnica de Suavização Exponencial, mostrando-se promissor para apoiar políticas públicas e distribuição de materiais didáticos. O artigo é assinado por Lenardo Silva, Luciano Cabral, Jário Santos Júnior, Luam Santos, Thyago Oliveira, Breno Costa, Joana Lobo, Dalgoberto Pinho Júnior, Nicholas Cruz, Rafael Silva e Bruno Pimentel.
STREAMING
É o time do NEES que está desenvolvendo a Tela Brasil, plataforma de streaming público do Ministério da Cultura. Todas as etapas de criação, funcionalidades, desenvolvimento e piloto do streaming tiveram pesquisadores do núcleo, conectando a produção acadêmica às necessidades da sociedade.
É sobre essa temática que dois artigos de pesquisadores do NEES foram selecionados para a conferência. Um deles é assinado por Luciana Santa Rita, Thiago Cordeiro, Anderson Barbosa, Natalício Santos Júnior, Christiane Cabral, Julia Rosa, Aluísio Rego, Vitor Gomes, Adriana Gomes, Lina Távora e Daniela Fernandes.
O artigo Plataforma Pública de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros Sob Demanda – Tecnologia social para formação de públicos, difusão e descentralização dos espaços de exibição apresenta e contextualiza o desenvolvimento da plataforma de streaming pública e gratuita, enquanto uma tecnologia social com potencial para impactar significativamente o audiovisual brasileiro.
O segundo artigo Atuação do Governo por Meio de Plataformas Digitais na Promoção do Conteúdo Audiovisual Brasileiro (Digital Platform Government in the Promotion of Brazilian Audiovisual Content) apresenta a plataforma. O estudo destaca desafios tecnológicos, como segurança da informação e acessibilidade, bem como a necessidade de redução da exclusão digital.
Enfatiza também que a plataforma representa um avanço na construção de um governo digital mais inclusivo e transparente, com potencial para subsidiar futuras políticas públicas nos campos da cultura e do digital. O artigo tem como autores Lorena Abs, Anderson Barbosa, Vivian Pontes, Julia Rosa, Aluísio Rego, Thiago Cordeiro, Luciana Santa Rita, Adriana Gomes, Lina Távora e Daniela Fernandes.