Pular para o conteúdo

Observatório da RIEH é entregue em evento realizado em Maceió

5 de agosto de 2025

Da Ascom da RIEH

Foi inaugurado, em Maceió (AL), no ultimo dia 31 de julho, o prédio do Observatório da RIEH. Realizada em homenagem ao aniversário da Lei Nº 14.945/2024, que estabeleceu a atual Política Nacional de Ensino Médio (Pnaem), a inauguração contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre autoridades, profissionais da educação de 24 redes estaduais e do Distrito Federal e demais convidados. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube.

A Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (NEES/UFAL). Criada para promover estratégias de educação híbrida em todos os entes federativos do país, a Rede integra o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens (PNAEM). 

Uma das principais entregas desta política, o Observatório da RIEH foi concebido para acompanhar, analisar e avaliar a implementação da educação híbrida no Brasil, com a promoção da produção científica e o desenvolvimento de práticas pedagógicas eficazes e alinhadas às necessidades contemporâneas da educação, tanto em âmbito nacional quanto internacional. 

Na cerimônia, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, destacou que o Observatório da RIEH demonstra o compromisso do MEC, do NEES e das demais instituições envolvidas com a garantia da educação pública de qualidade no país. Ela comentou que nem todas as escolas públicas do Brasil estão conectadas à internet para fins pedagógicos e que é fundamental um posicionamento no mundo digital.  

“A Rede de Inovação para Educação Híbrida não é para fazer educação à distância, mas para fazer uso das tecnologias, para potencializar as frágeis relações em presença, para dar aos nossos professores e professoras mais ferramentas para se aproximarem das expectativas dessa juventude que está aí, na ativa digital”, ressaltou. Para Schweickardt, isso só é possível em um ambiente de aprendizagem de qualidade e que garanta que o ensino seja social e identitariamente referenciado, conectado aos currículos e à formação inicial e continuada dos professores. 

Schweickardt também falou sobre a inauguração, no dia 26 de junho, dos três Núcleos de Inovação da RIEH no Amapá. “Nesses espaços, os alunos criam vídeos e podcasts e os professores podem gravar suas aulas. O mais importante de tudo não foi apenas entregar os laboratórios e os equipamentos, mas o que nós levamos: a perspectiva da formação”, disse.  

O coordenador-geral da RIEH, pesquisador Ibsen Mateus Bittencourt, observou que, mais do que uma simples combinação de presencial e on-line, a educação híbrida representa uma mudança na forma de pensar, planejar e promover as aprendizagens nos territórios educacionais. “Nesse contexto, a RIEH surge como um marco orientador que oferece princípios, conceitos e diretrizes pedagógicas para apoiar a implementação de práticas híbridas com intencionalidade, equidade e inovação”, reforçou.  

Também participaram da abertura do Observatório da RIEH o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC, Alexsandro Santos; a coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene de Oliveira; o vice-governador do estado de Alagoas, Ronaldo Lessa; o reitor, Josealdo Tonholo, e a vice-reitora da UFAL, Eliane Cavalcanti; e o membro do Conselho Administrativo do NEES, Ig Ibert Bittencourt.  

AULA INAUGURAL

Na parte da tarde, o Observatório da RIEH sediou a aula inaugural do curso de especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (GEPEM), também transmitida ao vivo pelo canal do MEC no YouTube.

Voltada à formação de gestores escolares das redes estaduais e distrital de ensino médio, a especialização é uma parceria do MEC com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Sua expectativa é alcançar 40 mil profissionais, com uma oferta inicial de 9.420 vagas. A UFAL foi a primeiro instituição de nível superior a publicar edital de seleção destinado a diretores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de Alagoas.

 

Matérias Relacionadas

Traduzir