Dois projetos de pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) e que envolvem Inteligência Artificial e educação foram selecionados pela Fundação Itaú para receberem apoio financeiro e mentoria. Em todo o Brasil, o edital contemplou 26 iniciativas que utilizam a IA com foco na melhoria da educação básica pública brasileira, especialmente com formação de qualidade, inovação e inclusão social.
O edital, cujo resultado saiu na semana passada, contemplou três categorias: pesquisa aplicada (pesquisa inédita ou em andamento sobre o uso de IA na educação), projeto experimental (projetos experimentais de IA para desenvolvimento de estratégias e metodologias) e desenvolvimento de sistema (desenvolvimento de sistemas, aplicativos, APIs utilizando IA).
Os dois trabalhos do NEES foram classificados na categoria desenvolvimento de sistema. Um deles é “Sistema de Inteligência Artificial para geração de questões e feedback específico otimizado para contextos de restrição de recursos”. Nesse projeto estarão envolvidos os pesquisadores do NEES Valmir Macário (UFRPE), Luiz Rodrigues (Ufal), Seiji Isotani (USP), Ig Bittencourt (Ufal), Diego Dermeval (Ufal) e Rafael Ferreira (UFRPE) .
A outra pesquisa selecionada no edital é “Desenvolvimento de um sistema tutor inteligente Unplugged com IA Generativa para o ensino de física”, que será coordenado pelo pesquisador do NEES Geiser Chalco Challco. Ele é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no Rio Grande do Norte. Integram a equipe, da mesma universidade, Glaydson Oliveira, Huliane Medeiros, José Ferdinandy Chagas, João Batista Neto e Marlon Aquino.
O processo de seleção dos projetos contemplados no edital foi liderado por uma comissão avaliadora composta por participantes internos e externos à Fundação Itaú, especialistas na área de educação e transformação digital. Os critérios incluíram o currículo do inscrito e equipe, relevância e justificativa do projeto, metodologia e orçamento, contribuição para a redução de desigualdades e a relação entre o uso de IA e seus possíveis impactos na educação pública.
MATEMÁTICA
O projeto “Sistema de Inteligência Artificial para geração de questões e feedback específico otimizado para contextos de restrição de recursos” será voltado para o ensino da matemática na educação básica. O objetivo será continuar o desenvolvimento de um sistema de Inteligência Artificial Generativa (IAG) adaptado para STIs desplugados. O NEES já realizou um piloto desse sistema. A ideia é facilitar o trabalho dos professores, oferecer apoio personalizado aos estudantes e maximizar os resultados de aprendizagem em matemática.
“A aceitação do projeto pela Fundação Itaú é um marco significativo, que confere continuidade e vitalidade a uma iniciativa já repleta de bons resultados no ensino de matemática, que foi o desenvolvimento do MathAide”, destaca o professor Valmir Macário. “Em um processo altamente competitivo, onde inúmeras submissões disputam por apoio, a seleção do nosso projeto destaca sua qualidade e potencial”, complementa.
“Este suporte não só valida o impacto positivo que já alcançamos, como também nos fornece os recursos e a visibilidade necessários para expandir e aprimorar ainda mais nosso trabalho para implementar melhorias contínuas e alcançar um número maior de estudantes, promovendo uma educação matemática mais equitativa e eficaz em todo o Brasil”, enfatiza o professor da UFRPE.
FÍSICA
O projeto “Desenvolvimento de um sistema tutor inteligente Unplugged com IA Generativa para o ensino de física” também pretende ajudar docentes da educação básica. O objetivo será desenvolver um sistema para o ensino de física que seja capaz de funcionar offline, em dispositivos de baixo custo e com pouca infraestrutura tecnológica.
“Métodos de ensino tradicionais dificilmente atendem às necessidades dos alunos, contribuindo para o atual baixo desempenho em ciências. Um STI poderia ajudar a evitar esse cenário, no entanto a realidade é que muitas escolas brasileiras não dispõem de equipamentos e conectividade adequada à internet, particularmente, as escolas rurais e de comunidades carentes”, observa o professor Geiser Chalco Challco.
Ele ressalta a relevância do projeto do NEES diante desse cenário.“Nosso projeto tem a intenção de levar esse tipo de sistema de STI para essas escolas”, afirma Geiser.
O NEES é hoje um dos mais importantes e mais qualificados grupos de pesquisa em tecnologia na educação do Brasil e se consolidou como uma liderança no apoio de políticas públicas educacionais. Os projetos e ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo núcleo já beneficiaram mais de 30 milhões de estudantes brasileiros, um milhão de professores e 180 mil escolas no País.