Pular para o conteúdo

RIEH, iniciativa do MEC em parceria com o NEES, inaugura Observatório na UFAL, em Maceió, no dia 31 de julho

23 de julho de 2025

Uma das principais entregas da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH), o prédio do Observatório da RIEH será oficialmente inaugurado no próximo dia 31 de julho, às 10h. Moderno e inovador, o prédio fica no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na capital, e foi construído para o acompanhamento, análise e avaliação da educação híbrida no Brasil. A inauguração contará com a presença de autoridades do MEC, Governo de Alagoas, UFAL, NEES e coordenadores da RIEH nos estados. 

A RIEH é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). Sob a coordenação geral do pesquisador do NEES Ibsen Mateus Bittencourt e desenvolvida pelo núcleo desde 2022, a RIEH busca, por meio do apoio técnico e de infraestrutura dos sistemas tecnológicos, complementar e ampliar as estratégias de implementação da educação híbrida na rede pública de ensino. 

Os espaços do Observatório foram desenvolvidos para promover a pesquisa científica e a formação de práticas pedagógicas que apoiam a educação híbrida, tanto no Brasil quanto no cenário internacional. 

AULA INAUGURAL

Além da inauguração do prédio, outra importante ação da RIEH está programada para o dia 31 de julho: a aula inaugural do  curso de especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (GEPEM), parceria entre RIEH/NEES/UFAL e Universidade Aberta do Brasil (UAB)/CAPES/MEC. A atividade será transmitida diretamente do local, às 14h, pelo canal do MEC no YouTube. 

O GEPEM é uma das iniciativas para a promoção da Política Nacional de Ensino Médio. Seu objetivo é formar 40 mil diretores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas estaduais de ensino médio, com foco na melhoria contínua da qualidade educacional e nos resultados das escolas.

APRENDIZAGEM

A RIEH foi reconhecida pelo Decreto nº 12.391, de 28 de fevereiro de 2025, como parceira dos entes federativos aderentes ao Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. 

Um acordo de cooperação entre União, Estados, Distrito Federal e municípios, o Pacto tem como finalidade assegurar padrões adequados de aprendizagem e de desenvolvimento dos estudantes da educação básica e mitigar os impactos na oferta de serviços educacionais causados por eventos que gerem situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pela União. A implementação de ofertas educacionais para o processo de ensino e aprendizagem tem o apoio da RIEH. 

Visão de cima do prédio do Observatório da RIEH na UFAL

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO 

A RIEH prevê a instalação de 52 núcleos de inovação no país; 40 deles já entregues. Equipados com câmeras robóticas, kits de iluminação, notebooks, microfones, tablets, TVs, mesas de apoio e ilhas de edição, entre outros equipamentos, os núcleos permitem que professores e estudantes produzam materiais audiovisuais diversos, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem.

O Distrito Federal e os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins já contam com núcleos em funcionamento. 

Neles, a dedicação, colaboração e criatividade de gestores, professores e estudantes torna possível a produção de conteúdos que conectam não apenas as salas de aula com o futuro, mas também soluções desenvolvidas de forma inovadora por pessoas nos mais diversos lugares do país.

Matérias Relacionadas

Traduzir