O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), participa da segunda edição da Caravana Técnico-Pedagógica Pé-de-Meia, realizada entre os dias 8 e 11 de setembro, em Roraima. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) busca aproximar o governo federal das redes locais, esclarecer dúvidas e fortalecer o compromisso com a permanência dos estudantes na escola e a conclusão da educação básica, especialmente dos mais vulneráveis.
Parceiro do MEC na implementação do Pé-de-Meia, o NEES/UFAL é responsável pelo desenvolvimento do Sistema Gestão Presente, plataforma tecnológica para o envio e gerenciamento de dados da educação básica, e pela estratégia de implementação que garante o funcionamento e a integridade das informações encaminhadas pelos entes federativos.
O ministro da Educação, Camilo Santana, participou da caravana nesta quarta-feira (10), quando houve um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A programação também incluiu encontros com gestores escolares, profissionais das redes de ensino e estudantes beneficiários do Pé-de-Meia. Segundo o MEC, 14 mil estudantes do ensino médio de Roraima recebem o incentivo, o que representa 58% do total de matrículas declaradas no Estado.
A caravana atenderá mais de cem gestores escolares municipais nos quatro dias. Equipes técnicas do programa realizaram atendimentos para comunidades indígenas dos municípios de Alto Alegre (RR) e Amajari (RR). O objetivo é oferecer capacitação e apoio técnico para os agentes do programa que atuam nas secretarias de educação e na Rede Nacional de Implementação do Programa Pé-de-Meia (Renapem), contribuindo para que a política seja colocada em prática, com qualidade e participação, em todo o país.
Conforme o MEC, a caravana também promove formação para gestores escolares sobre protocolos de alertas preventivos contra o risco de evasão escolar e ações para a melhoria do aprendizado, de forma a proteger as trajetórias escolares dos estudantes do ensino médio.









TODO O BRASIL
O MEC começou a caravana em julho, na Bahia. As caravanas percorrerão as cinco regiões do Brasil nos próximos meses para conversar com profissionais das redes de ensino, gestores escolares e estudantes que recebem a poupança do ensino médio. A ação busca tirar dúvidas dos estudantes sobre o Pé-de-Meia e suas regras, coletar propostas para melhorias e promover escuta ativa.
“Essas reuniões que ocorrem durante a caravana reforçam o compromisso conjunto com a qualidade dos dados enviados pelas equipes de todos os Estados, fundamentais para garantir os repasses corretos dos incentivos e acompanhar a trajetória escolar dos estudantes”, destacou a gerente de implementação de políticas públicas do NEES, Ana Beatriz Fernandes.
“É uma experiência incrível ver as políticas públicas consolidadas na ponta, chegando até os estudantes, com escuta ativa e orientações seguras”, comentou a vice-gerente do projeto, Julia Gabriele. Além dela e de Ana Beatriz, participam da caravana em Roraima, do NEES, as consultoras Maria Carolina Tenório, Cristiane Ribeiro, Stephani Ramos, Marina Senna e Jessica Fernanda Barbosa.
(Com informações da Ascom do MEC)