Workshop de alinhamento de ações
Diego Dermeval em sua fala durante o workshop

Reafirmando o propósito de promover a equidade na educação, tendo a tecnologia e a ciência como instrumentos para chegar a esse objetivo,
diretores e pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) participaram de um workshop para alinhar as ações deste e dos próximos anos.

Durante dois dias, a certificação da ISO 27001, a Jornada da Equidade Educacional e a criação do NEES School foram alguns dos temas do encontro, realizado em Maceió nos dias 26 e 27 de junho. Vinculado ao Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o NEES tem mais de 1.200 bolsistas e é hoje um dos maiores grupos de pesquisa do Brasil.

“Atualmente o NEES lidera o desenvolvimento de tecnologias e inovação em política pública na educação. De tal forma que a gente vem conseguindo atingir resultados tanto do ponto de vista da equidade educacional como na redução de desigualdade social”, destacou o diretor geral do NEES, Alan Pedro.

“Somos um grupo importante que usa tecnologia e evidências científicas para ajudar a atacar problemas educacionais complexos, complementou o vice-diretor do NEES, Diego Dermeval.

“Esse planejamento estratégico é importante para direcionar as ações do NEES para os próximos anos, de acordo com a nossa missão, que é a equidade na educação e a redução das desigualdades educacionais. O planejamento nos ajuda a saber se a gente está no caminho certo, ajustar a rota, verificar os desafios e as oportunidades de melhorias”, enfatizou Dermeval.

“Os programas e projetos que hoje são desenvolvidos pelo NEES são extremamente impactantes e densos em conhecimento, isso faz toda a diferença para o reposicionamento da nossa educação. O núcleo faz parte da UFAL e tem conexões com vários pesquisadores do Brasil e em nível mundial”, enfatizou o reitor da UFAL, Josealdo Tonholo.

Uma das principais ações do NEES atualmente é auxiliar o Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no processo de transformação digital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

CERTIFICAÇÃO

Uma das metas do NEES será obter a certificação da ISO 27001, uma norma internacional de gestão de segurança da informação. “Esse ano a gente tem como foco o design e a implantação da ISO 27001. É uma ISO responsável pela segurança da informação, que é bastante transversal em todas as gerências do NEES, em todos os nosso projetos”, afirmou Alan Pedro.

O diretor do NEES ressaltou que o lançamento do processo para obtenção da certificação ocorreu durante o workshop. “Nossa intenção é que em aproximadamente um ano a gente consiga concluir e fazer essa certificação do NEES. Vai ser importante para nossos projetos e para dar segurança ao País nas tecnologias que estamos desenvolvendo”, complementou Alan Pedro.

“Quando o NEES estiver preparado, atendendo a todos os requisitos será realizada uma auditoria interna. Se tiver algo para melhorar e corrigir, faremos. Depois haverá auditoria externa para nos certificar”, explicou a gerente de Recursos Humanos do NEES, Shirley Vital.

JORNADA DA EQUIDADE

Para ajudar as cidades brasileiras a melhorarem a aprendizagem dos seus estudantes e vencerem outros problemas educacionais, o NEES vai desenvolver a Jornada da Equidade Educacional.

“É um programa que estamos desenhando para pequenos municípios. Percebemos que é muito difícil engajar professores e escolas na implementação de algumas políticas públicas”, afirmou a pesquisadora Alessandra Debone, que coordena a jornada.

“Então planejamos uma ação que envolve tanto professores quanto os gestores escolares desde o início do desenho da solução. Apoiamos os municípios com uma análise para identificarem quais são as prioridades e os desafios que vão trabalhar”, explicou Alessandra.

“A partir disso formulamos um programa personalizado de implementação e com apoio das pesquisadores da UFAL, a gente acompanha toda a parte de evidência e análise junto com as cidades”, informou a pesquisadora. Em maio a jornada foi apresentada a seis professores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

“Todos esses professores encorajaram a gente a seguir com a metodologia. Vamos realizar um piloto agora no segundo semestre em alguns municípios que já estão atuando junto com o NEES”, disse Alessandra.