Reitor da Ufal, Josealdo Tonholo acompanha as ações do NEES, como a participação do núcleo na Bienal do Livro de Alagoas, quando houve um debate sobre o PNLD

Um dos líderes, no Brasil, no desenvolvimento de tecnologia e inovação em políticas públicas para educação, o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) completou 12 anos este mês. Ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o NEES foi fundado em 2011 por dois professores da instituição, Alan Pedro e Ig Bittencourt, juntamente com o professor Seiji Isotani, da Universidade de São Paulo (USP). O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, destaca o trabalho de inovação realizado pelo núcleo e a contribuição que o grupo dá para a educação.

“Doze anos do NEES, projeto que começou no Instituto de Computação e que hoje permeia por todas as unidades acadêmicas da nossa Universidade Federal de Alagoas. São mais de 600 pessoas trabalhando entre técnicos, docentes, estudantes, parceiros de outros Estados e de outros países”, afirmou o reitor. “Sempre produzindo tecnologia, provendo educação, trazendo inovação para o nosso dia a dia e fazendo diferença do ponto de vista acadêmico”, enfatizou Josealdo Tonholo.

O núcleo é formado por um time de 165 pesquisadores e professores multidisciplinares e de diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Desse universo, mais de cem são doutores. Um terço da equipe é de pesquisadores que atuam em programas de pós-graduação. A formação multidisciplinar dos pesquisadores é um dos principais diferenciais, pois possibilita alta capilaridade devido à competência e disponibilidade para executar projetos em qualquer parte do Brasil e do exterior.

O NEES também colabora fortemente na formação profissional de estudantes de cursos de graduação e pós-graduação que atuam nos projetos como bolsistas. São 343 universitários que se juntam à missão de desenvolver ferramentas tecnológicas que contribuam para melhoria da aprendizagem dos alunos da educação básica do País. Também para fortalecer as práticas pedagógicas dos docentes das escolas públicas.[/vc_column_text]

HISTÓRIA

Quando o NEES foi criado, em 2011, o propósito inicial era levar os resultados das pesquisas desenvolvidas na universidade à sociedade. Por isso, Ig, Alan e Seiji escolheram seguir pelo empreendedorismo social. Daí a sigla Núcleo de Excelência em Empreendedorismo Social (NEES).

Mas logo depois os integrantes do NEES perceberam a necessidade de ampliar a atuação e passaram a focar na equidade educacional para a transformação social, sem deixar de lado a pesquisa científica como base para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras na área educacional. Tanto que todos os projetos do NEES são baseados em evidências.

Com esse novo olhar, houve a mudança para o atual nome, Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais. Até 2030, uma das metas do NEES é ser referência nacional em transformação digital na educação.