Um dos principais eventos para discutir a educação no mundo, o Encontro Global de Educação, realizado semana passada em Fortaleza (CE), contou com a participação de Thomaz Veloso, pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) . Convocado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o encontro reuniu, na capital cearense, 51 ministérios, 94 países e mais de 650 participantes, entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, com foco em discussões sobre equidade e inclusão.
O objetivo foi reforçar a colaboração multissetorial e financiamento para superar desafios da educação. O cenário é preocupante, conforme a Unesco: em todo o planeta, 250 milhões de crianças e jovens permanecem fora da escola. Serão necessários mais 24,4 milhões de professores no ensino primário e cerca de 44,4 milhões de docentes no nível secundário para alcançar a educação básica universal até 2030.
O evento ocorreu na sequência da Reunião de Ministros da Educação do G20, o bloco que reúne as 20 maiores economias do mundo. “O Encontro Global de Educação da Unesco é um fórum de discussão onde vários países representados pelos seus ministros da Educação se encontram para pensar como as políticas educacionais estão sendo desenvolvidas para o atingimento do objetivo número 4 do Desenvolvimento Sustentável da ONU, a educação de qualidade. Há um grande desafio: o alinhamento global da onde se quer chegar, do que se espera chegar. Percebemos excelentes iniciativas das nações que atendem ou endereçam esse objetivo como um marco necessário para busca de uma educação de qualidade”, ressaltou Thomaz.
“A plenária principal falou sobre equidade, inclusão e competências socioemocionais. Um dos painéis foi sobre reformas educacionais. Mostrou como países como Equador, Uruguai, Alemanha, alguns países da África, estão lidando com reformas que vão além do conhecimento acadêmico do aluno”, comentou Thomaz. “É muito relevante que a gente tenha educação de qualidade sem limitar o nosso pensamento ao desempenho em linguagens e matemática”, afirmou o pesquisador.
Thomaz coordena a Jornada de Equidade Educacional, iniciativa do NEES voltada para municípios brasileiros de pequeno porte e que enfrentam desafios na oferta de educação de qualidade. A jornada acontece nas cidades de Cametá, no Pará, região Norte do País; e em Limoeiro, em Pernambuco, e São Sebastião, em Alagoas, ambas no Nordeste.
“Para mim foi uma grande honra representar o NEES num evento que contou com mais de 50 ministros da Educação de vários países debatendo em altíssimo nível os rumos da nossa educação global”, destacou Thomaz.
(Com informações da Agência Brasil, Unesco e ONU)