O Brasil deu um passo decisivo rumo à modernização do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) ao realizar, entre os dias 19 e 23 de maio, um workshop em Harvard, nos Estados Unidos. Pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), se juntaram a cientistas internacionais e lideranças do governo federal brasileiro para aprofundar pesquisar e discutir o uso de tecnologias, em especial a Inteligência Artificial (IA), na construção de uma agenda de inovação do PNLD, com foco em otimizar processos e melhorar a produtividade e a qualidade do programa.
O time do NEES se reuniu com pesquisadores da Universidade de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), além de representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Durante cinco dias de intensa programação, foram apresentados resultados de pesquisas, discutidas metodologias inovadoras e definidos caminhos para a aplicação de IA no aprimoramento da qualidade dos materiais educacionais distribuídos para milhões de estudantes brasileiros.
A participação do NEES foi central nas discussões e decisões estratégicas do evento. Com uma equipe numerosa e altamente qualificada – havia 28 pesquisadores (18 presenciais e 10 remotos), o núcleo se consolidou como protagonista no processo de modernização do PNLD. Ao lado de representantes do MEC e FNDE, o NEES vem liderando iniciativas pioneiras no uso de tecnologias educacionais baseadas em IA no contexto brasileiro.
O evento contou ainda com a presença de especialistas como a professora Catherine Snow e o professor Sebastian Munoz-Najar Galvez, ambos da Harvard Graduate School of Education, e Nathalie Gazzaneo, do Harvard Project on Workforce. A programação incluiu visitas técnicas ao MIT Media Lab e à Harvard Kennedy School, além de palestras, oficinas e mesas-redondas com foco em inovação, educação e o futuro do trabalho.
AVALIAÇÃO
“Para o MEC, o encontro proporcionou muitas trocas e aprendizados, principalmente na perspectiva de utilizar a tecnologia como aliada na qualificação do PNLD. Foi possível detalhar todas as etapas do programa — desde os editais iniciais até a avaliação pedagógica, a negociação, distribuição e o monitoramento dos livros nas escolas — evidenciando a complexidade e a importância estrutural do programa para o Brasil”, destacou a Diretora de Apoio à Gestão Educacional do MEC, Anita Stefani.
“A aplicação de tecnologias mais modernas que nos ajudem a ter melhor visibilidade e otimização do processo, trazendo ganhos de produtividade, é muito promissora. Os pesquisadores trouxeram diferentes perspectivas do que está sendo pensado no NEES e isso nos ajuda a planejar um futuro melhor para o PNLD”, complementou Anita.
“O intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores internacionais e gestores e pesquisadores do FNDE, do MEC e do NEES promoveu uma visão mais ampla, estratégica e colaborativa sobre os desafios da educação, sob a perspectiva da implementação do PNLD, estimulando a criação de soluções tecnológicas inovadoras, com a aplicação de ferramentas de inteligência artificial às etapas do programa, visando promover a sua sustentabilidade”, comentou o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Anderson Sampaio.
PROTAGONISMO
Diretor de Operações do NEES, André Araújo destacou o protagonismo do núcleo. “O encontro foi extremamente produtivo e marcou um momento estratégico para o NEES. Tivemos a oportunidade de fortalecer nossas parcerias com pesquisadores de Harvard, além de representantes do MEC e FNDE, o que reforça o papel do núcleo como referência nacional e internacional em inovação tecnológica aplicada à educação”, afirmou André.
“Consolidamos uma agenda de pesquisa aplicada ao uso de IA para apoiar decisões públicas baseadas em dados, especialmente nas etapas de avaliação pedagógica do PNLD. Definimos os próximos passos do projeto, com foco em entregas concretas que envolvem novas análises automatizadas, melhorias em plataformas computacionais e produção científica colaborativa”, complementou André.
“O workshop representou um passo significativo na remodelagem do PNLD, com destaque para o uso de IA como ferramenta que poderá tornar as avaliações dos livros e materiais didáticos mais eficientes, automatizar as análises, otimizar recursos e gerar evidências, contribuindo assim, para o redesenho dos processos e fluxos de uma política pública que tem um papel fundamental na qualidade da educação pública brasileira”, afirmou a coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE, Patrícia Costa.











PESQUISAS DO NEES
“Conseguimos definir as próximas ações de estruturação e integração dos dados do PNLD, já que é um programa de alta complexidade e que depende de diferentes sistemas que estão espalhados entre várias instituições e desenvolvidos por diferentes coordenações. Fazer o planejamento da integração e interoperabilidade desses dados, seguindo o que o MEC já está definindo de forma macro com a governança de dados, foi importante”, ressaltou o pesquisador Leonardo Marques, que está como pesquisador visitante da Universidade de Harvard e integra o Conselho Administrativo do NEES.
Também integrante do Conselho Administrativo do NEES e igualmente pesquisador visitante de Harvard, Diego Dermeval mostrou o resultado de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelo núcleo e voltadas para aprimorar o PNLD.
“Um destaque foi o uso de IA como apoio à correção ortográfica e gramatical, considerando que cerca de 25% a 30% dos erros identificados pelos avaliadores nos livros são desse tipo. Isso evidencia um grande potencial de suporte automatizado para tarefas repetitivas, permitindo que os avaliadores concentrem-se em aspectos mais complexos da análise”, explicou Diego.
“Também foi apresentado um chatbot com IA voltado a ampliar a autonomia dos avaliadores na resolução de dúvidas e situações recorrentes, reduzindo a sobrecarga das equipes enxutas do MEC. Além disso, houve um trabalho exploratório de ciência de dados para identificar padrões de esforço e qualidade nas avaliações dos livros didáticos”, relatou Diego.
O pesquisador Filipe Recch apresentou um estudo realizado por ele e pelo também pesquisador do NEES Alan Pedro, desenvolvido nas Universidades de Pittsburgh (EUA) e de Oxford (Inglaterra), sobre o uso de IA na análise de conteúdo dos livros, com foco inicial na diversidade de gênero — como homens e mulheres são retratados. Ele compartilhou metodologia e resultados preliminares.
Outro destaque do evento foi a participação da professora Catherine Snow. Ela apresentou dados e resultados mais recentes dos estudos da área de literacia acadêmica e que conversaram de forma muito direta com o objetivo final do PNLD, de criação de materiais didáticos com qualidade.
TIME
Além de André, Leonardo, Filipe e Diego, estavam presencialmente, do NEES, os pesquisadores Ig Ibert Bittencourt, Álvaro Sobrinho, Andressa Carvalho, Breno Duarte da Costa, Bruno Pimentel, Dalgoberto Miquilino, Flávio Mota, Janaina Xisto, Nicholas Cruz, Rafael Amorim, Rafael Araújo, Ranilson Paiva, Thales Vieira e Thiago Cordeiro.
Do governo federal, além de Anita Stefani (MEC), Anderson Santos (FNDE) e Patrícia Costa Dias (FNDE), estava Felipe Teles, da Diretoria de Tecnologia e Inovação do FNDE.