Com foco em melhorar cada vez mais o ensino municipal, assegurando qualidade e equidade, pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) e técnicos da Secretaria de Educação de São Sebastião (AL) participaram de reuniões de planejamento da Jornada da Equidade Educacional.
O evento Integração Estratégica para Melhoria da Aprendizagem – Jornada da Equidade Educacional/NEES foi realizado nos dias 6 e 7 de janeiro em São Sebastião, cidade que fica a 132 km da capital Maceió. Os participantes definiram ações e cronogramas para este ano de 2025. Houve momentos de diagnóstico, planejamento integrado, definição de prioridades e compartilhamento de experiências.
A Jornada da Equidade Educacional é um programa do NEES que apoia pequenos municípios brasileiros na construção e disseminação de soluções locais para melhoria da aprendizagem.
O objetivo é encontrar essas soluções efetivas por meio do desenvolvimento das capacidades de lideranças e atores locais. Além de São Sebastião, a jornada é realizada em Cametá (PA).
PLANEJAMENTO
Durante o encontro em São Sebastião foram alinhados os projetos que compõem a Jornada da Equidade, como Avaliar para Intervir e Geração de Impacto, com outras políticas públicas educacionais, como o Programa Escola 10, do governo estadual de Alagoas e a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), do governo federal.
“Esse evento é um marco na nossa busca por uma educação de qualidade e equitativa. Percebemos na troca de experiências e na integração do planejamento um terreno fértil para estratégias inovadoras e garantia de que todos os nossos estudantes tenham acesso a um ensino equitativo e eficiente”, destacou a secretária de Educação de São Sebastião, Sandra Ribeiro, enfatizando a importância da parceria com o NEES.
“A Jornada da Equidade Educacional é uma oportunidade de consolidar uma visão estratégica, baseada em evidências, para enfrentar os desafios da educação e promover impactos reais na melhoria da aprendizagem”, comentou um dos fundadores do NEES e membro do Conselho Administrativo, Ig Bittencourt.
ESTRATÉGIAS
Foi elaborado um plano de ação estratégico integrado, com cronogramas, metas e responsabilidades. Entre as ações previstas estão a sistematização de uma base de dados educacionais unificada; a realização de avaliações diagnósticas regulares; formações continuadas para professores e gestores; e monitoramento constante das intervenções pedagógicas e seus resultados.
Além da equipe técnica da Secretaria de Educação de São Sebastião, participaram, dos NEES, os pesquisadores Alanna Carvalho, Marielle Azoubel, Mina Isotani e Sivaldo Joaquim.