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NEES lança instituto para apoiar a transformação na educação brasileira com o uso da Inteligência Artificial

10 de abril de 2025

Em um país com muitos desafios de conectividade nas escolas – 70% das unidades de ensino não dispõem de dispositivos tecnológicos em quantidade adequada para uso pedagógico, 52% não têm wi-fi e 29% não contam com acesso à banda larga fixa – o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), um dos mais importantes e qualificados grupos nacionais de pesquisa em tecnologia na educação da Universidade Federal de Alagoas, lança o IA.Edu –  Instituto de Inteligência Artificial na Educação. A iniciativa pretende apoiar o Brasil a se tornar referência na construção e implementação de tecnologias de IA e educação, especialmente para atender regiões mais vulneráveis do Sul Global.

O lançamento do IA.EDU, na próxima segunda-feira (14), no campus da UFAL em Maceió, será fortalecido com a inauguração da Cátedra Unesco Inteligência Artificial Desplugada na Educação. A cátedra integra a rede UNESCO UNITWIN e será hospedada pela UFAL e pela Universidade de São Paulo (USP). Essa rede busca abordar as crescentes disparidades no acesso à IA na Educação (IAED) por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras e independentes de infraestrutura. 

A formação da cátedra da Unesco coloca o Brasil como uma das principais lideranças globais nas pesquisas e debates de IA e educação e contribuirá para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da ONU, que defende uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. A candidatura teve o apoio institucional de organizações internacionais da América do Sul, África e Ásia,  incluindo mais de dez universidades de cinco países (Brasil, Colômbia, China, África do Sul e Filipinas).

O IA.Edu vai colaborar nesse ecossistema de inovação educacional. Presidente da Sociedade Internacional de Inteligência Artificial na Educação e professor da USP, Seiji Isotani é um dos fundadores do instituto. Também são co-fundadores o professor da UFAL e PhD em Ciência da Computação Ig Ibert Bittencourt; e a doutora em educação e especialista em inovação educacional Alice Carraturi. 

IMPACTO NA EDUCAÇÃO 

“Nosso papel, no IA.Edu, é ser uma força contrária à forma que está sendo trabalhada IA na educação, onde demanda muita estrutura, conectividade e competências digitais. Nosso objetivo é prototipar, testar em ambiente real e recomendar caminhos que sejam viáveis para o nosso país, considerando todas as restrições de recursos que a gente tem”, destaca Ig. “Defendemos que as inovações tecnológicas de fato cheguem à educação básica pública do país e consequentemente tenham um impacto positivo na melhoria da educação”, observa o pesquisador do NEES.

“O grande desafio do uso e desenvolvimento de tecnologias baseadas em IA para educação é que há um ciclo muito longo de testes e de desenvolvimento para criar essas tecnologias e propor políticas públicas”, diz Seiji. “O IA.Edu vem com uma forte bagagem de conhecimento na construção de políticas públicas com IA e aplicação em larga escala, para que a gente consiga testar, junto com parceiros, diferentes tecnologias e abordagens”, explica o professor da USP.

“O IA.Edu vem para dar suporte principalmente para políticas públicas, redes de ensino e escolas. Outro pilar é o da pesquisa e formação. Um exemplo são as notas técnicas que estamos produzindo sobre IA na educação, com linguagem bastante acessível para as pessoas que atuam na educação, de forma a apoiar tanto a ação pedagógica quanto a gestão”, ressalta Alice.

O lançamento do IA.EDU e da cátedra será no prédio do Observatório da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), do NEES, no campus da UFAL, na capital alagoana, de 9h às 17h. Vai reunir educadores, pesquisadores e experts em IA e educação. Haverá transmissão online, pelo Youtube do NEES

PROGRAMAÇÃO

Destaque para a palestra virtual do professor Dr. Mutlu Cukurova, da University College London, do Reino Unido. Ele coordena pesquisas que envolvem IA e Educação e participa da formulação de políticas relacionadas à IA na Educação da Unesco e Comissão Europeia, por exemplo. Entre as indagações que o grupo de pesquisa do qual ele faz parte se volta é o que é necessário para que a IA ajude a democratizar a educação de qualidade para todos.

Ig Bittencourt e Seiji Isotani (USP) vão conduzir o lançamento da cátedra com a coordenadora-geral da Comissão Nacional do Brasil para a Unesco, Maria Clara Nocchi.  Estarão presentes também o reitor da UFAL, Josealdo Tonholo; e parceiros institucionais importantes como Lia Glaz, diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo; Claudia Costin, ex-diretora de Educação Global do Banco Mundial e presidente do Instituto Salto; e Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Tellescom

Na programação haverá ainda a apresentação de soluções desenvolvidas pelo NEES para a educação e que usam a IA. O núcleo, ligado à UFAL, tem produtos que podem ser usados em contextos educacionais com recursos tecnológicos limitados, como aplicativos para correção de redação e acompanhamento de desempenho dos estudantes em matemática. O NEES também usa a IA para aprimorar o PNLD, programa do Ministério da Educação (MEC) que distribui livros para estudantes de escolas públicas do Brasil.

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