Pular para o conteúdo

NEES realiza workshop para balanço anual e planejamento da Plataforma CultBR

25 de novembro de 2025

A equipe do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/UFAL), responsável pelo desenvolvimento da Plataforma CultBR, reuniu-se em 21 de novembro de 2025 para um workshop realizado no prédio da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió. 

O encontro reuniu 45 participantes e foi aberto pelos pesquisadores do NEES Thiago Cordeiro e Luciana Santa Rita, coordenadores do projeto. O foco central foi planejar o ano de 2026 a partir da análise da política de fomento à cultura em suas etapas de planejamento, execução e monitoramento, objetivando a melhoria contínua do processo e o desenvolvimento de produtos que potencializem o impacto social efetivo da política. 

“Para atingir essa meta, buscamos integrar as equipes a partir da troca de experiências, relatos de conquistas e lições aprendidas, realizando a análise detalhada do ciclo anterior para aplicar imediatamente a melhoria contínua e construir coletivamente o plano de ação 2026. Priorizamos a otimização de fluxos, tecnologias e o desenvolvimento de soluções focadas no impacto social”, destacou o gerente do projeto, Eduardo Farias.

Durante o workshop, as equipes participaram de momentos de reflexão sobre os produtos em andamento e de discussões internas envolvendo os time de produto e de software. As atividades permitiram detalhar os avanços alcançados em 2025, identificar pontos de melhoria e definir prioridades para o novo ciclo de desenvolvimento em 2026.

A PLATAFORMA

A plataforma CultBR representa um marco na modernização da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do governo federal. A plataforma centraliza, em um único ambiente, todas as etapas da política cultural, do planejamento da aplicação dos recursos ao relatório final, oferecendo fluxo padronizado para entes federativos, Ministério da Cultura e sociedade civil. Antes, normas e procedimentos estavam distribuídos em diferentes sistemas e documentos, o que dificultava a continuidade da política pública e a organização dos processos.

Desenvolvida por uma equipe de mais de 60 profissionais do NEES, a CultBR vem sendo construída desde janeiro de 2025 em colaboração diária com o MinC. O foco tem sido garantir robustez técnica, transparência e impacto social.

Um dos destaques da solução é o suporte ao preenchimento do Plano de Aplicação dos Recursos (PAR), com validações automáticas e instruções em tempo real. Após o envio, o MinC analisa as informações, aponta diligências diretamente na plataforma quando necessário, e os entes realizam os ajustes solicitados. A ferramenta também permite acompanhar metas, ações, indicadores, prestação de contas, além de publicar e monitorar chamamentos públicos de fomento.

CONSOLIDAÇÃO

O encontro presencial reforçou o compromisso do NEES com a construção de tecnologias públicas que ampliam a eficiência e o alcance das políticas culturais brasileiras. “As definições e pactuações realizadas no workshop em Maceió vão orientar os próximos passos da CultBR em 2026, consolidando um trabalho que une inovação, gestão pública, planejamento e fortalecimento da cultura em todo o país”, ressaltou Eduardo Farias.

Matérias Relacionadas

Traduzir