Pular para o conteúdo

Parceria entre NEES e EDRLab impulsiona futuro do livro digital no Brasil e na América Latina

5 de agosto de 2025

Um dos maiores laboratórios de tecnologia do mundo voltados para desenvolvimento de livros digitais acessíveis, o EDRLab é o mais novo parceiro internacional do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). A cooperação, que vai impactar as pesquisas sobre o assunto no Brasil e na América Latina, foi anunciada nesta terça-feira (05) durante o I Workshop do Livro Digital do PNLD. O evento acontece em Maceió até a próxima quinta-feira (07), na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e reúne pesquisadores do NEES, Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), editoras e convidados internacionais.

“A EDRLab é, atualmente, o maior stakeholder da Europa no desenvolvimento de tecnologias de suporte ao livro digital. Essa parceria vai permitir uma troca de experiências entre os cenários brasileiro e europeu. Além de gerar capacidade para o Brasil, vamos disseminar esse conhecimento em toda a América Latina e no Sul Global, com o NEES e a EDRLab unidos em prol do livro digital”, destacou um dos coordenadores de projetos do PNLD no NEES, Alan Pedro

“Organizamos o Digital Publishing Summit há 10 anos, na Europa, para mostrar inovações na indústria de publicação digital. A educação nunca foi tão importante como agora. O Brasil está mostrando como incentivar publicações digitais para a educação. E há tantas inovações que podemos criar com o Brasil, com o PNLD e o NEES”, comentou o diretor de Tecnologia da EDRLab, Laurent Le Meur

Durante o workshop, ele compartilhou a experiência internacional em livros digitais e direitos autorais. “Queremos realizar eventos especiais no Brasil sobre o tema da publicação digital na educação e o NEES será nosso parceiro nisso”, complementou. A EDRLab atua como uma associação sem fins lucrativos voltada às publicações digitais no mundo, desenvolvendo diversas tecnologias de código aberto.

TROCAS

“Entendemos que a expertise da EDRLab no desenvolvimento de tecnologias acessíveis e interativas em livros digitais vai contribuir bastante com o que nós do NEES já estamos trabalhando”, complementa o diretor de Operações do NEES e também coordenador de projetos do PNLD, André Magno.

“A EDRLab é referência no Norte Global, na Europa como um todo, na condução de discussões em torno do formato para o livro digital e também, principalmente, do leitor para livros digitais. Essa parceria consolida a importância e a vanguarda do NEES na produção científica de estudos relacionados a esses temas”, complementa o gerente de portfólio do PNLD no NEES, Dalgoberto Miquilino.

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) beneficia, anualmente, cerca de 40 milhões de alunos brasileiros de 200 mil escolas públicas. O NEES desenvolve soluções tecnológicas inovadoras, com uso de inteligência artificial, aplicadas em diversas etapas do programa. 

EVENTO

O LATAM Digital Publishing Summit será liderado pelo NEES e organizado em conjunto com a EDRLab. Deve acontecer no final de 2026 ou início de 2027. “Esse evento será um marco para o Brasil, trazendo uma oportunidade de troca e conexão entre os players editoriais nacionais, entidades governamentais e internacionais”, afirmou o pesquisador do NEES Breno Duarte

A EDRLab reúne editoras, distribuidoras de e-books e audiolivros, livreiros, bibliotecas públicas e nacionais, desenvolvedores de aplicativos de leitura ou leitores eletrônicos. Tem 103 membros de 36 países.

Matérias Relacionadas

Traduzir