As pesquisas e projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) tiveram mais um reconhecimento, desta vez internacional. A Cáritas Barcelona e a Universidade Ramon Llull concederam prêmio de dissertação com maior impacto social, entre mais de 200 trabalhos concorrentes, para tese do pesquisador do NEES Otavio Correia de Melo. A pesquisa envolveu o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PLND) e o uso de inteligência artificial.
O PNLD é uma política pública executada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Ministério da Educação do Brasil e que beneficia milhares de alunos e professores de escolas públicas brasileiras. Disponibiliza obras didáticas, pedagógicas e literárias de forma sistemática, regular e gratuita. É um dos maiores programas de distribuição de livros do mundo e que conta com equipes do NEES em diversas etapas.
A tese de Otavio Melo, “Desarrollo de la planificación del proyecto modelado y proyección del alumnado del PNLD con técnicas estadísticas y inteligencia artificial”, foi defendida no mestrado em Dirección Tecnologíca e Innovación Digital da La Salle Campus Barcelona, Universitat Ramon Llull.
O NEES criou um modelo de predição para estimar, com mais precisão e qualidade, a quantidade de livros que o FNDE e o MEC devem comprar e enviar para cada escola participante do PNLD. Dessa forma, evita-se que sobrem ou faltem livros para milhares de estudantes.
Somente neste ano de 2024, o governo federal estimou o investimento em cerca de R$ 2 bilhões para distribuir 194 milhões de livros para 31 milhões de alunos. O NEES participa de sete etapas do PNLD, desenvolvendo ferramentas tecnológicas que contribuem para o bom funcionamento do programa.
“Minha dissertação foi uma oportunidade para integrar os conhecimentos adquiridos durante o mestrado com minha atuação no NEES, neste caso escolhendo um dos projetos mais importantes e desafiadores que temos”, explicou Otavio.
“Busquei aplicar técnicas e metodologias aprendidas ao longo do curso, estabelecendo uma conexão direta entre a pesquisa acadêmica e os desafios que enfrentamos no NEES, enquanto instituição no desenvolvimento de soluções no âmbito da tecnologia social de impacto educacional”, destacou Otávio. No NEES, o pesquisador é gerente do Observatório de Equidade Educacional e gerente de comunicação e marketing.