Pular para o conteúdo

NEES promove seminário em Sobral, no Ceará, para compartilhar experiência de municípios com maiores IDEBs do Brasil

12 de fevereiro de 2025

Atento à importância de compartilhar experiências exitosas de políticas públicas, sobretudo baseadas em evidências e um dos pilares do Programa Jornada da Equidade, o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) promove, no Ceará, o 1º Seminário Educação de Excelência. Nos dias 20 e 21 de fevereiro, gestores de todo o País vão se reunir para conhecer ações e projetos de municípios cearenses que se destacam, nacionalmente, com os melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de qualidade aferido pelo Ministério da Educação (MEC).

O evento é gratuito, está com inscrições abertas e será realizado em Fortaleza, capital do Ceará, e em Sobral, cidade que tem um dos maiores Idebs do Brasil. Ex-secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima é atualmente pesquisador do NEES e integra a equipe da Jornada da Equidade Educacional, programa do núcleo voltado para municípios de pequeno porte e focado em melhorar a aprendizagem dos estudantes.

“Nosso objetivo é reunir os municípios com os melhores Idebs do Brasil e compartilhar práticas da política pública educacional dessas cidades. Isso envolve a utilização de materiais didáticos estruturados, a formação continuada de professores, política de alfabetização, avaliação e monitoramento da aprendizagem, além de uma série de medidas, estratégias e metodologias”, explica Herbert Lima.

As boas práticas são disseminadas para os municípios através da Jornada da Equidade Educacional, que coleta as boas experiências e adapta para cada município participante do programa (para saber como participar, acesse o link). O objetivo é encontrar essas soluções efetivas por meio do desenvolvimento das capacidades de lideranças e atores locais.

PROGRAMAÇÃO

O seminário no Ceará será realizado em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Além desse que acontecerá em fevereiro, estão previstas outras edições, uma a cada mês, até dezembro. Haverá palestras, debates, troca de experiências e visitas técnicas a escolas com boas notas no Ideb. 

“Teremos a oportunidade de ouvir palestras sobre a experiência educacional dos municípios de Sobral, Mucambo, Milhã. Também de Pires Ferreira,  cidade que tem Ideb nota 10. Estarão presentes atuais e ex-secretários de Educação, diretores de escola, pesquisadores, professores”, diz Herbert.

O evento é destinado a prefeitos, secretários de Educação, políticos, técnicos de secretarias, gestores escolares, professores da educação básica e do ensino superior, gestores públicos, pesquisadores e especialistas em educação. Em Forteleza, acontecerá no Centro de Excelência em Políticas Educacionais (CEnPE) da Universidade Federal do Ceará. No segundo dia os participantes se deslocarão para Sobral, onde visitarão escolas e outros equipamentos de educação.

Entre os temas abordados estão formação continuada de professores, acompanhamento pedagógico, gestão escolar eficiente, avaliação e monitoramento da aprendizagem,  iniciativas voltadas para a alfabetização na idade certa, o uso de tecnologias educacionais em sala de aula, parcerias com famílias e comunidades e a valorização dos profissionais da educação.

Veja a programação completa do seminário e como se inscrever, aqui.

Para saber mais sobre a Jornada da Equidade Educacional, clique aqui!

Matérias Relacionadas

Traduzir