Pular para o conteúdo

Com inauguração no Amapá, RIEH comemora a entrega de 40 Núcleos de Inovação em todo o País

10 de julho de 2025

A Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), iniciativa do Ministério da Educação (MEC), segue se expandindo por todo o Brasil. Três novos núcleos de inovação foram entregues à comunidade escolar do Amapá, na região Norte, consolidando o fortalecimento da educação híbrida no ensino médio das redes públicas. A RIEH é coordenada pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES).

Reconhecida como apoiadora para a implementação de ofertas educacionais do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, a RIEH contabiliza a entrega de 40 dos 52 espaços inicialmente previstos. Desses, 34 já estão em funcionamento, 20 já foram oficialmente inaugurados e outros quatro serão inaugurados ainda neste mês de julho: três em Roraima e um no Rio Grande do Norte.

Os três núcleos do Amapá foram inaugurados pelo MEC, RIEH e Secretaria da Educação do Amapá no último dia 26 de junho. Os estúdios consolidam o compromisso da RIEH com a expansão da educação híbrida por meio do fortalecimento da infraestrutura tecnológica; da capacitação de gestores, professores e técnicos;  da difusão de recursos educacionais digitais e da ampliação de tempos e espaços no processo educativo. 

Equipados com câmeras robóticas, kits de iluminação, notebooks, microfones, tablets, TVs, mesas de apoio, tripés, cadeiras giratórias, caixas de som e ilhas de edição, os Núcleos permitem que professores e estudantes da rede estadual gravem materiais audiovisuais diversos, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem.

A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Helena Cruz Schweickardt, destacou, na cerimônia de inauguração, as potencialidades dos Núcleos de Inovação para processos educativos mais afinados com as novas tecnologias. 

“Estamos trabalhando para colocar a educação híbrida como um catalisador de processos de aprendizagem contemporâneos. Com isso, queremos ajudar ainda mais os estudantes a desenvolverem o pensamento crítico e criativo”, afirmou Kátia.

A secretária de Educação do Amapá, Sandra Casimiro, destacou o compromisso do Estado para mais equidade no ensino médio. “Temos aqui um grande investimento que o governo do Estado fez juntamente com o governo federal para proporcionar mais um instrumento de trabalho para os profissionais da educação. É um espaço de aprendizagem, de formação continuada e, principalmente, de educação híbrida”, disse.

Durante a inauguração, o governador Clécio Luís experimentou os equipamentos disponibilizados nos Núcleos de Inovação, como uma impressora 3D. Ele também participou, no Estúdio 2 do NTE, da gravação de um videocast com estudantes do ensino médio. O investimento federal foi de R$ 1,8 milhão, com contrapartida estadual de R$ 240 mil.

A coordenadora de contratos e licitação da RIEH, Luciana Santa Rita, destacou a colaboração do governo estadual do Amapá. “O Estado saiu na frente e inaugurou logo três núcleos. Os alunos e professores contarão com o que tem de melhor para unir tecnologia e inovação”, comentou Luciana, que é pesquisadora do NEES e professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 


(Com informações da Ascom da RIEH  e do MEC)

Matérias Relacionadas

Traduzir