Foto: Ascom SEEC/RN

Foi inaugurado em Natal (RN), nesta segunda-feira (15), o primeiro Núcleo de Inovação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) do Rio Grande do Norte.

A RIEH é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A unidade de inovação de Natal vai funcionar no Centro Administrativo do Estado, no bairro Lagoa Nova.

Participaram a governadora Fátima Bezerra, a coordenadora-geral do Ensino Médio (COGEM) do MEC, Valdirene Alves de Oliveira e o coordenador-geral da RIEH e pesquisador do NEES, Ibsen Bittencourt.

Também estavam presentes a secretária estadual de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, Socorro Batista, e o coordenador de Inovação em Tecnologias Educacionais da SEEC/RN,  Josenildo Souza.

O núcleo é destinado à produção de conteúdos multimídia para a formação de professores e alunos por meio das tecnologias digitais, contribuindo para a implementação da educação híbrida em todo o Brasil.

No total, estão previstos 52 núcleos de inovação em 23 Estados brasileiros e no Distrito Federal. A unidade de Natal é a 17ª a entrar em funcionamento. A meta é que todos as 52 unidades no País sejam inauguradas até o final de 2025.

No Rio Grande do Norte haverá outros três núcleos, nas cidades de  Caicó, Pau dos Ferros e Mossoró.

“A rede começou com um projeto pequeno e agora conseguimos atingir quatro grandes metas que planejamos. A instalação dos núcleos e a capacitação das equipes, por meio de um curso de especialização, a primeira no Brasil de gestão pública para rede de inovação e educação híbrida”, ressaltou Ibsen Bittencourt

“Também os sistemas que foram desenvolvidos. A gente entregou 17 registros de software. Devem vir mais 10. E a quarta grande meta que é o monitoramento após a implantação desses núcleos, a partir do observatório geral que será instalado na Ufal, em Maceió”, esclareceu Ibsen.

MULTÍMIDIA

A RIEH é uma estratégia da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens e visa fornecer apoio técnico e infraestrutura para promoção e desenvolvimento da educação híbrida nas redes públicas de ensino.

“Os núcleos de inovação são importantes para que os professores gravem as aulas e outros materiais que depois serão compartilhados na plataforma de aprendizagem”, explica a coordenadora de implantação da RIEH e pesquisadora do NEES, Alessandra Debone. Os conteúdos podem ser acessados pelos docentes de todas as unidades da federação.

A gestão de cada núcleo é de responsabilidade da Secretaria de Educação a que está vinculado, que designará equipes técnica e pedagógica para atuarem no projeto. Os equipamentos e mobiliários são fornecidos pela RIEH.

Foto: Ascom SEEC/RN

INOVAÇÃO

“Há uma grande parceria da RIEH com a Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte. A gestão estadual acredita muito na mudança pela educação e para isso aposta em investimentos em tecnologia e inovação”, destacou a consultora da equipe de implementação da RIEH no Rio Grande do Norte, Samantha Valencio

“É tanto que foi criada uma Coordenação de Inovações e Tecnologias Educacionais, que vai agregar muito à Rede de educação híbrida, proporcionando novas estratégias pedagógicas para os professores, maior aprendizagem para os alunos e mais engajamento com as comunidades escolares”, comentou a consultora do NEES.

O núcleo de inovação de Natal vai iniciar a operação atendendo 16 escolas que oferecem ensino médio regular noturno, beneficiando aproximadamente 900 estudantes.

“Para todo o Estado do Rio Grande do Norte, quando todos os núcleos estiverem funcionando, a estimativa é que a RIEH atenda até 317 escolas de ensino médio, contemplando mais de 100 mil estudantes. Será um grande avanço para o Estado, com novas perspectivas para os alunos a partir do protagonismo e autonomia no aprendizado, para a mudança das realidades locais dentro do Rio Grande do Norte”, informou Samantha.

PÉ-DE-MEIA

Também nesta segunda-feira, o ministro da Educação participou em Natal de uma cerimônia de lançamento do Programa Pé-de-Meia. Segundo a Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, cerca de 55 mil alunos do ensino médio do Estado serão beneficiados pelo programa.

Para que o Pé-de-Meia funcione, um time de cerca de 70 membros do NEES desenvolveu o Sistema Gestão Presente, plataforma que armazena os dados dos alunos contemplados pelo programa federal.