Alan Pedro da Silva

Antes de mais nada, sou um Arapiraquense e torcedor do ASA convicto, com muito amor e orgulho. Sou filho de pais semianalfabetos, que migraram por um período para São Paulo, em função da eterna seca do nordeste. Assim, conheço de perto as dificuldades de ser do interior do nordeste Brasileiro, e que tem por objetivo “ganhar o mundo afora”. Sou casado com Melina, e pai do Tom, um filho sensacional que está me ensinado a vida mais do que qualquer livro que eu já tenha lido. Junto com o meu amigo-irmão, Prof. Ig Ibert, fundamos o NEES (https://nees.ufal.br/) em 2011, que, desde sua origem, tem como objetivo impactar na transformação social Brasileira, através da Educação. Também contribuo com o renomado grupo Comunidades Virtuais, liderado pela Prof Lynn Alves (UFBA). Hoje, sou Professor Associado do Instituto de Computação e do Centro de Educação, ambos da UFAL. Possuo ampla experiência em pesquisas em Computação aplicada à Educação, levando resultados para: (i) a Indústria, como fundador e pesquisador da Empresa MeuTutor (Vencedora do prêmio Rio Info 2014); (ii) Desenvolvimento de Políticas Públicas de Abrangência Nacional, como no desenvolvimento do Guia de Tecnologia do MEC; (iii) E atualmente na Coordenação Geral do Processo de Triagem do Programa Nacional do Livro Didático. Desenvolvo minhas pesquisas em Computação Aplicada à Educação tendo como premissas a equidade e o bem estar social. Como foco central da minha pesquisa, tenho como alvo contribuir no aprendizado e no bem estar de crianças com TDAH através de jogos digitais. Assim, atualmente, estou orientando três alunos de doutorado com esse propósito, e me aprofundando em ferramentas da neurociência comportamental.

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Diego Dermeval Medeiros da Cunha Matos

Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com atuação no Programa de Pós-graduação em Informática do Instituto de Computação da UFAL, no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina e no Doutorado em Ensino (RENOEN) do Centro de Educação. Em 2017 recebeu o título de doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com período sanduíche no Department of Computer Science da University of Saskatchewan (U of S – Canadá). É graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele recebeu o Prêmio Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação (3ª melhor tese de doutorado) em 2017. Em sua carreira como pesquisador, tem se dedicado a realizar pesquisas na área de Inteligência Artificial na Educação (AIED), trabalhando no projeto, desenvolvimento e experimentação de tecnologias educacionais inteligentes. Foi pesquisador visitante no Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP, 2017 e 2018) e foi selecionado para participar do British Council Researcher Links Workshop: Higher Education for All: International Workshop on Social, Semantic, Adaptive and Gamification techniques and technologies for Distance Learning em Maceió, Brazil (2017). Diego é autor/co-autor de mais de 50 publicações em periódicos ou conferências nas áreas de Inteligência Artificial na Educação, Engenharia de Software e Interação Humano-Computador, tendo publicado em veículos de grande reputação nestas áreas. É diretor do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES – IC/UFAL) e membro do Multi-Agent Distributed Mobile and Ubiquitous Computing Lab (MADMUC – Canadá), realizando pesquisa nos seguintes temas: Inteligência Artificial na Educação, Sistemas Tutores Inteligentes e Gamificação na Educação. É revisor de periódicos internacionais (e.g., IEEE Transactions on Learning Technologies, Frontiers in Artificial Intelligence, Smart Learning Environments, British Journal of Educational Technology) na área de Informática na Educação. Membro do Comitê de Programa de eventos nacionais e internacionais (e.g., International Conference on Artificial Intelligence in Education – AIED, Intelligent Tutoring Systems Conference – ITS, International Conference on Advanced Learning Technologies – ICALT, e Conferência Latino-americana de Tecnologias de Aprendizagem – LACLO) também nestas áreas. É membro da Sociedade Brasileira de Computação, da Association for Computing Machinery – ACM e da Institute of Electrical and Electronics Engineers – IEEE. Atualmente, Diego Dermeval é consultor do Ministério de Educação coordenando projetos relacionados ao desenvolvimento de Políticas de Tecnologias Educacionais baseadas em Evidências. É co-fundador da spin-off 2KnowBetter, empresa do ramo de tecnologias educacionais cujo objetivo é desenvolver soluções computacionais que proporcionem inteligência aumentada (humana e artificial) para professores.

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Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto

Doutor em Administração de Empresas (Mackenzie-SP), Mestre Educação Brasileira na linha de Tecnologia da Informação e Comunicação TIC (UFAL), MBA em Gestão de Turismo (UBM-RJ), Especialista em Matemática (UFPE), Bacharel em Administração de Empresas (UFAL) e Bacharel em Turismo (CESMAC). É Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Alagoas – UFAL e Pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais – NEES/UFAL/CNPq, atuando como Professor do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PROFNIT e dos cursos de graduação de Administração de Empresas e Ciência da Computação. Já publicou mais de 180 artigos acadêmicos em Livros, Periódicos e Congressos Nacionais e Internacionais. É Co-fundador das Startups D0Zero, GIDLE, HÉLLIX e da IT4LIFE empresa que desenvolve software baseado em recomendações humanas e consultoria na gestão de negócios complexos. Já trabalhou na Gerencia Comercial da VARIG Linhas Aéreas S/A e Contecny Construções Ltda e na ICE Equipment que atuava no setor de importação e exportação de equipamentos SOREDEX da Finlândia e QR s.r.l da Itália.

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Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto

Ig Ibert Bittencourt é casado, pai de Davi Gabriel e Sofia Carina, Professor Associado do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), bolsista do CNPq DT-1D e foi membro do Comitê de Assessoramento de Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (CA-DT – 2019 – 2021). Em 2009, recebeu o título de Doutor pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e em 2013 fez Pós-Doutorado na Universidade Estatual de Campinas (UNICAMP). Durante o Doutorado, propôs um modelo teórico e computacional para a construção de Sistemas Educacionais baseados na Web Semântica. Sua carreira de pesquisador tem sido dedicada à área de Inteligências Artificial na Educação, investigando a concepção, desenvolvimento e experimentação de tecnologias educacionais. Em particular, tem investigado Sistemas Tutores Inteligentes Gamificados, observando a construção (ontologias e autoria), o uso (educação básica) e o impacto (mediadores psicológicos, experiência ótima e aprendizagem). À medida que a pesquisa se tornou mais robusta, Ig Bittencourt percebeu a necessidade de aprofundamento nas teorias da psicologia, onde em 2017 iniciou o Curso de Graduação em Psicologia pela UFAL. Ig Ibert Bittencourt tem como grande desafio de pesquisa: ‘Como o design e uso de Sistemas Educacionais Inteligentes podem levar a uma Experiência Ótima de Aprendizagem?’. Foi pesquisador visitante em diferentes países (como Japão, Canadá, Alemanha e Brasil) e atualmente da Universidade Normal da China (2019 – 2021), considerada a melhor universidade da China para Formação de Professores. Ig foi Co-Diretor do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (2011 – 2017), Vice-Presidente (2012 – 2015) e Presidente (2016 – 2017) da Comissão Especial de Informática na Educação, Representante Consultivo da UFAL no W3C (2013 -2017), Representante da SBC do TC on Education – TC 3 da International Federation For Information Processing – IFIP (2016 – 2017). Atualmente, é Membro do Comitê Gestor da Rede de Inovação para Educação Brasileira – Rede IEB (desde 2016), da Sociedade Brasileira de Computação (desde 2005), da Association for Computing Machinery – ACM (desde 2009), da Institute of Electrical and Electronics Engineers – IEEE (desde 2009) e da Sociedade de Inteligência Artificial na Educação (desde 2016). Além disso, já organizou mais de 20 eventos nacionais e internacionais, sendo um dos criadores do primeiro evento brasileiro de Web Semântica na Educação. Foi ainda o vencedor para Co-Organizar o Bragfost (Brazilian-German Frontiers of Science and Technology Symposium) para os anos de 2020 (Brasil) e 2021 (Alemanha), iniciativa da CAPES e Alexander von Humboldt Foundation. Ig Ibert é revisor dos mais importantes periódicos e conferências de tecnologias educacionais do mundo, foi editor da Revista Brasileira de Informática na Educação (2009 – 2012) e atualmente é editor da Revista IEEE Transactions on Learning Technologies (considerada umas das 5 melhores revistas de Tecnologias Educacionais do mundo). Em 2019, Ig Bittencourt e outros pesquisadores fundaram a Academia Brasileira de Tecnologias Educacionais (ABTE), onde Ig é o presidente do Conselho Acadêmico. Atualmente, Ig Bittencourt atua em parceria com o Ministério de Educação na concepção de Políticas de Tecnologias Educacionais baseadas em Evidências. Por fim, é co-fundador de várias spin-offs, sendo duas premiadas: i) eyeduc (antiga MeuTutor), que é uma empresa do ramo de tecnologias educacionais (aproximadamente 100 mil alunos já usaram) e foi considerada em 2015 como a empresa educacional mais inovadora no Brasil, pela RioInfo; ii) Linked Knowledge, empresa do ramo de tecnologias semânticas, premiada com uma das empresas mais inovadoras de Alagoas. Ig Ibert Bittencourt acredita no empreendedorismo social inovador como um modelo sustentável para promover o desenvolvimento social e econômico da humanidade.

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Leonardo Brandão Marques

Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutor em Psicologia (UFSCar) com período sanduíche em University of Massachusetts Medical School (Orientador: William McIlvane) e pós-doutorado no Laboratório de Computação Aplicada à Educação (ICMC-USP). Trabalho na interface entre os processos de aprendizagem, a Computação e a Educação. Atualmente pesquiso sobre os seguintes temas: análise do comportamento, Informática na educação, aprendizagem relacional, alfabetização e gamificação. Meu mais recente projeto busca integrar Inteligência Artificial no Ensino das habilidades inicias de Leitura. Integrante do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), atuo como consultor do Ministério da Educação do Brasil, desde 2017, em projetos relacionados a avaliação de tecnologias educacionais. em especial os aspectos relacionados a acessibilidade. Coordenador do Relatório de consolidação da consulta pública de subsídios à proposição da Política Nacional de Educação Especial de 2019-2020. Grupos de Pesquisa em que participo: http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalheest.jsp?est=3705407022339177.

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Rafael de Amorim Silva

Possui Graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade de Alagoas (2006), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (2014). Parte dos seus estudos de doutorado foi financiado pela CAPES através do programa Ciência Sem Fronteiras, realizando intercâmbio com a Universität Salzburg (2013). É Co-fundador e Cientista Chefe do Centro de Pesquisa em Tecnologias Emergentes (CPTE). É especialista em Engenharia de Sistemas Inteligentes, com experiência nas seguintes áreas: Sistemas de Localização, Sistemas de Comunicação, Sistemas IoT/IoE/IoA, Sistema de Sistemas, Sistemas Educacionais 4.0, Sistemas Inteligentes na Saúde.

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Rafael Ferreira Leite de Mello

Doutor em ciência da computação com interesses de pesquisa que abrangem processamento de linguagem natural, learning analytics e tecnologia educacional. Ele é professor na Universidade Federal Rural de Pernambuco e no Cesar School, no Brasil, onde é um dos coordenadores do Laboratório de Inteligência Artificial (https://aiboxlab.org/), que desenvolve várias iniciativas relacionadas a learning analytics (LA). Dr. Mello realizou pós-doutorado na Escola de Informática da Universidade de Edimburgo em 2018, onde continua a ter colaborações. Ele trabalha em vários projetos de pesquisa multinacionais, que envolvem parceiros acadêmicos e empresas na Europa, Austrália, Estados Unidos e América Latina. A experiência anterior do Dr. Mello também inclui um projeto de pesquisa financiado pela Hewlett-Packard, onde atuou como líder técnico. Um tema-chave de sua pesquisa recente tem sido o uso do processamento de linguagem natural aplicados como educação e temas mais focados em análise de textos como sumarização e classificação.

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Ranilson Oscar Araújo Paiva

Professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas e co-diretor do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). Sua pesquisa busca formas computacionais para amplificar a inteligência dos professores, complementando suas capacidades, ajudando-os a oferecer uma melhor experiência de aprendizagem para seus estudantes, e a aprimorar a gestão de seus cursos. Para tanto, desenvolve, coordena e participa de pesquisas e projetos que utilizam a Inteligência Artificial na Educação (AIED), Análise da Aprendizagem e Ciência dos Dados.

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Rodrigo Lisbôa Pereira

Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Estado do Pará – CESUPA (2006). Pós-graduação em Gerência de Projetos de Software pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2008). Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica na Área de Computação Aplicada pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2011 e 2020, respectivamente). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA (Área de Engenharia de Software), Líder do GP/CNPq Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTeC/UFRA); Integrante do Laboratório de Computação Bioinspirada (LCBio/UFPA); Membro do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE); da Sociedade de Inteligência Computacional do IEEE; da Rede de Consultores do IEEE; e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação, com ênfase em Engenharia de Software, Inteligência Computacional e Computação de Alto Desempenho, atuando, principalmente, nos temas relacionados a Engenharia de Requisitos, Arquitetura de Software, Processo de Software, Modelagem de Processos (SPEM e BPMN), Qualidade de Software, Gerência de Projetos, Ambiente de Desenvolvimento e Sistemas de Informação; Linguagens de Programação (Java, C/C++ e PHP); Técnicas de Inteligência Artificial aplicadas a Engenharia; e, Programação Paralela (padrão CUDA, padrão OpenMP e padrão MPI para comunicação).

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Seiji Isotani

Seiji Isotani é Professor Titular na área de Computação e Tecnologias Educacionais junto ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Possui Doutorado em Engenharia da Informação na Osaka University (Japão) com tese na área de Inteligência Artificial aplicada à Educação e Pós-Doutorado em Ciências Cognitivas na Carnegie Mellon University (EUA). É co-fundador do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada do ICMC-USP que já formou uma centena de profissionais. Foi também co-fundador de duas empresas de base tecnológica (startups), ambas premiadas em diferentes oportunidades pela produção e aplicação de inovações tecnológicas no setor. Suas pesquisas focam no desenvolvimento e aplicação de técnicas da computação para apoiar e transformar as atividades de ensino e aprendizagem. É reconhecido internacionalmente por seus trabalhos nas áreas de Inteligência Artificial na Educação, Sistemas Tutores Inteligentes, Gamificação, Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional (CSCL) e Dados Abertos Conectados. Publicou mais de uma centena de artigos científicos e, de acordo com o Google Scholar, está na lista dos 20 pesquisadores mais citados no mundo em suas áreas de atuação. Foi Editor Chefe da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Editor Associado da IEEE Transactions on Learning Technologies, Membro do Conselho Municipal de Educação de São Carlos, Membro da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE-SBC), Membro do Comitê Julgador de Bolsas Institucionais do PIBIT no CNPq e Representante Brasileiro no Comitê Técnico em Educação (TC3) da IFIP. Atua desde 2017 como assessor técnico-científico junto ao Ministério de Educação na concepção e execução de Políticas Públicas em Tecnologias Educacionais baseadas em Evidências. Atualmente é Vice-Presidente da Academia Brasileira de Tecnologias Educacionais, membro do Comitê Gestor da Rede de Inovação para a Educação Brasileira, ACM Distinguished Speaker, Membro Sênior da IEEE, Editor Associado do Periódico Frontiers in Artificial Intelligence e bolsista produtividade do CNPq. Personal Website: https://sites.icmc.usp.br/sisotani.

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Thiago Damasceno Cordeiro

Professor Adjunto do Instituto de Computação (IC), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPgI) na mesma instituição. Em 2018, recebeu o título de Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizando pesquisas envolvendo modelagem do sistema cardiovascular humano e desenvolvimento de sistemas de controle para dispositivos de assistência ventricular. Possui mestrado em Engenharia Elétrica (2010) e graduação em Engenharia de Computação (2006), ambos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, vem atuando nas áreas de processamento digital de sinais, com ênfase em sinais de eletrocardiograma e aplicação de técnicas de Inteligência Artificial para classificação de doenças cardíacas.

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