Equidade educacional para a transformação social.

Essa frase sintetiza o tipo de impacto que o NEES espera gerar no ecossistema educacional brasileiro.

Mas o que significa equidade educacional?

A imagem a seguir, que viralizou nas redes sociais, busca explicar o conceito. 

image

Quatro ilustrações sobre desigualdade, igualdade, equidade e justiça. Autor: Tony Ruth

Conforme explica o texto A igualdade de oportunidades, explicada com uma macieira, quatro quadrinhos e um meme, publicado no El País, o quadrinho possui quatro imagens:

‒ Na da desigualdade, uma maçã cai na direção de um dos meninos, mas não do outro.

‒ No quadrinho da igualdade (com interrogação), as duas crianças têm escadas, mas, como a árvore está torta, só um deles alcança as maçãs. Segundo o texto, nessa imagem há ferramentas e ajuda distribuídas por igual.

‒ Na imagem da equidade, o garoto da direita tem uma escada mais alta para poder também chegar à fruta. Aqui, diz o texto, as ferramentas identificam as desigualdades e ajudam a reduzi-las. Ou seja, a equidade leva em conta as necessidades e condições de cada pessoa.

‒ No quadrinho da justiça não são necessárias escadas diferentes, porque a árvore foi endireitada. Neste contexto, corrige-se o sistema para oferecer o mesmo acesso às ferramentas e às oportunidades.

Portanto, para os pesquisadores do NEES, a equidade educacional implica levar em conta as condições de cada estudante, propiciando que tenham oportunidades de aprendizagem de acordo com suas necessidades específicas. Soluções e ferramentas que sejam acessíveis a todos e possibilitem a personalização do ensino são muito bem-vindas nesse contexto. 

E como a equidade educacional pode propiciar a transformação social?

Ainda de acordo com a perspectiva do NEES, ao promover a equidade social abrem-se as possibilidades para que os cidadãos atuem em prol da transformação da sociedade, alterando o ecossistema educacional de forma a torná-lo um ambiente acolhedor, capaz de gerar aprendizagem de qualidade para todos.