Fundador do NEES, Seiji Isotani recebe prêmio da Sociedade Brasileira de Computação

Foto: Divulgação

O pesquisador Seiji Isotani, um dos fundadores do Núcleo de Excelência e Tecnologias Sociais (NEES), recebeu o Prêmio Tércio Pacitti 2024, que homenageia anualmente pesquisadores da comunidade nacional que se destacam pela inovação na área de educação em computação.

O prêmio é concedido pela Sociedade Brasileira de Computação e foi entregue na cerimônia de abertura do congresso anual da entidade, na última segunda-feira (22), em Brasília. É o maior evento de computação e TI da América Latina e reúne cerca de 2 mil pessoas na capital federal. 

Seiji é professor da Universidade de São Paulo (USP). Será, a partir do próximo ano, o presidente da Sociedade Internacional de Inteligência Artificial na Educação (International Artificial Intelligence in Education Society, IAIED). É a primeira vez que um brasileiro assume o comando da IAIED.

Leia mais

NEES é o grande destaque da Conferência Mundial de IA aplicada à educação, realizada pela primeira vez no Brasil

Foto: @zine.cc

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) foi um dos grandes destaques da maior conferência de Inteligência Artificial aplicada à educação, realizada esta semana no Recife (PE). Um dos apoiadores do evento e com dois pesquisadores na coordenação da conferência, o NEES levou um time de 40 pessoas para mostrar o trabalho que realiza em prol da educação, especialmente nas redes de ensino brasileiras.

A 25ª Conferência Internacional de Inteligência Artificial aplicada à Educação (AIED 2024) aconteceu de 8 a 12 de julho na capital pernambucana. Foram cerca de 500 participantes, entre presenciais e online. Pesquisadores, cientistas, professores, estudantes, gestores públicos, representantes do terceiro setor e da indústria do Brasil e de mais 40 países do mundo debateram assuntos importantes relacionados à IA e à educação.

Leia mais

Pesquisador do NEES, Seiji Isotani mostra na AIED 2024 como o NEES desenvolve tecnologia em contextos desafiadores

Foto por: @zine.cc

Como a tecnologia, com o uso de Inteligência Artificial, pode melhorar a educação para alunos, professores e escolas, em contextos desafiadores, como falta de acesso à internet ou de equipamentos? O que o Brasil tem feito, como políticas públicas, nesse sentido?

Essas foram algumas das indagações que um dos fundadores do NEES, Seiji Isotani, respondeu durante palestra nesta quarta-feira (10), na 25ª Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial na Educação (AIED 2024), que acontece no Recife (PE) até o dia 12 de julho. 

Para um público atento e instigado, formado por cientistas, pesquisadores e estudantes do Brasil e de outros 40 países, Seiji apresentou o conceito denominado “AIED Unplugged“, metodologia inovadora criada pelo NEES, sob a liderança dele,  para integrar tecnologias de IA em ecossistemas educacionais sem exigir modificações de infraestrutura, acesso à internet ou alfabetização digital avançada.

Leia mais

Ex-ministra da Educação da Croácia faz palestra de abertura da AIED 2024, no Recife

Blaženka Divjak | Foto por: @zine.cc

A Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada para a educação, contribuindo para o trabalho dos professores, aprendizagem dos alunos e tomada de decisões dos gestores públicos. Mas também pode trazer prejuízos. Por isso, Blaženka Divjak, ex-ministra da Educação e Ciência da Croácia, defende que é fundamental discutir as implicações do seu uso na educação para tirar o melhor proveito dela.

Blaženka Divjak participou, nesta terça-feira (09), da abertura oficial da 25ª Conferência Internacional de Inteligência Artificial aplicada à Educação (AIED 2024), mais concorrido e importante evento científico de inteligência artificial e educação do mundo. Acontece até a próxima sexta-feira (12) no Recife. 

“A inteligência artificial pode ser uma assistente poderosa ou uma ameaça. O desafio é como utilizá-la da melhor forma. Precisamos discutir a sua regulamentação, o uso ético, como usar as ferramentas para melhorar o aprendizado dos alunos”, destacou Blaženka. O tema da conferência é “IA na Educação para um Mundo em Transição”.

A conferência reúne cerca de 500 participantes, entre presenciais e virtuais. Há representantes de pelo menos 30 países (Estados Unidos, Alemanha e Japão são os com mais pessoas).  O objetivo é discutir o alinhamento das tecnologias de inteligência artificial com práticas pedagógicas, políticas educacionais e como ferramenta para uma aprendizagem equitativa.

Leia mais

Confira a participação dos pesquisadores do NEES na AIED 2024, no Recife, entre 8 e 12 de julho

Pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) vão apresentar artigos, participar de painéis e dar palestra na 25ª Conferência Internacional de Inteligência Artificial aplicada à Educação (AIED 2024), mais concorrido e importante evento científico de inteligência artificial e educação do mundo. E que pela primeira vez acontecerá na América Latina.

A AIED 2024 começa nesta segunda-feira (08) e vai até dia 12 de julho, no Recife, com o tema “IA na Educação para um Mundo em Transição”. Vai discutir o alinhamento das tecnologias de inteligência artificial com práticas pedagógicas, políticas educacionais e como ferramenta para uma aprendizagem equitativa. O time do NEES, na conferência, será formado por 28 pesquisadores.

A coordenação nacional e a local do evento estão nas mãos de dois membros do NEES: Ig Bittencourt (atual diretor geral do NEES) e Rafael Ferreira Mello, respectivamente. 

Leia mais

AIED 2024: NEES cria landing page para divulgar artigos, apresentar projetos e cadastrar novos pesquisadores

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), vinculado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), será um dos grupos com maior presença na 25ª Conferência Internacional de Inteligência Artificial aplicada à Educação (AIED 2024), que começa nesta segunda-feira (08) e vai sexta-feira (12) no Recife (PE). É o maior evento da área e acontece pela primeira vez na América Latina.

Para mostrar o robusto trabalho do NEES foi montada uma landing page especialmente para a conferência. O NEES é um dos apoiadores do evento e tem dois pesquisadores na organização: Ig Bittencourt (atual diretor geral do NEES), na coordenação geral, e Rafael Mello, na coordenação local.

Na landing page os visitantes terão acesso a um formulário de cadastro onde vão indicar áreas de interesse e de atuação. Dessa maneira, o NEES terá um banco de pesquisadores que poderão futuramente integrar o time do núcleo. 

Leia mais

Ações e Projetos do NEES serão apresentados na Conferência Internacional de IA aplicada à Educação

Imagem de Freepik

Ações e projetos que o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) desenvolve serão apresentados na 25ª Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial na Educação (AIED 2024), que começa nesta segunda-feira (08), no Recife (PE), e vai até sexta-feira (12). Uma boa oportunidade para novos pesquisadores conhecerem as iniciativas do núcleo.

O NEES é vinculado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e reúne um time de 145 professores e pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras. É um dos apoiadores do evento que deve reunir entre 350 e 400 participantes do Brasil e de fora para discutir o tema central da conferência, “IA na Educação para um Mundo em Transição”.

Haverá um estande do NEES nos dois principais locais do evento, na César School, no Bairro do Recife, área central, e no Grande Mercure Hotel, em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. O NEES tem mais de 50 parceiros, alguns que são instituições de referência internacional como as Universidades de Harvard, nos Estados Unidos, e de Oxford, na Inglaterra

Leia mais

O uso de IA em políticas públicas de educação será tema de palestra de Seiji Isotani, do NEES, na maior Conferência de IA e Educação do mundo

Copyright: © 2023 David Elmes

O uso de Inteligência Artificial em políticas públicas na educação brasileira será tema de uma das três palestras da 25ª Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial na Educação (AIED 2024), que acontecerá no Recife (PE) entre 8 e 12 de julho. O convidado para falar sobre o assunto é um dos fundadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES),  Seiji Isotani.

Será na quarta-feira, dia 10, às 9h, no Grand Mercure Hotel, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Docente da Universidade de São Paulo (USP), Seiji acabou de retornar da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, onde atuou como professor visitante. 

Ele vai apresentar o conceito denominado “AIED Unplugged“, metodologia inovadora criada pelo NEES, sob a liderança do pesquisador,  para criar e integrar tecnologias de IA em ecossistemas educacionais sem exigir modificações de infraestrutura, acesso à internet ou alfabetização digital avançada.

Leia mais

NEES participará da maior conferência mundial de Inteligência Artificial aplicada à Educação, no Recife, com um grande time de pesquisadores, de 8 a 12 de Julho

O Brasil vai sediar, na próxima semana, entre 8 e 12 de julho, o mais importante evento de Inteligência Artificial aplicada à educação do mundo. Pesquisadores, cientistas, gestores públicos, professores, representantes da indústria e do terceiro setor e universitários estarão reunidos no Recife, capital de Pernambuco, para a 25ª Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial na Educação (AIED 2024), realizada pela primeira vez na América Latina.

Um dos líderes, no Brasil, no desenvolvimento de tecnologias e inovação em políticas públicas de educação, o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), estará com 28 pesquisadores no evento. Será um dos maiores grupos de pesquisa a participar da conferência, reforçando o papel do NEES no desenvolvimento de ações, projetos e políticas públicas que contribuam para redução das iniquidades educacionais.

“É muito simbólico e importante para o Brasil sediar essa conferência. O NEES está na coordenação geral e local do evento. Vamos apresentar mais de 20 trabalhos desenvolvidos pelas nossas equipes,  o que demonstra que estamos posicionados como uma liderança mundial sobre a temática de IA na educação”, destaca o coordenador geral da AIED 2024 e diretor geral do NEES, Ig Bittencourt

Leia mais

Seiji Isotani, fundador do NEES, é eleito presidente da Sociedade Internacional de Inteligência Artificial na Educação

O professor e pesquisador Seiji Isotani, um dos fundadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), será o próximo presidente da Sociedade Internacional de Inteligência Artificial na Educação (International Artificial Intelligence in Education Society, IAIED). 

É a primeira vez que um cientista brasileiro vai ocupar a presidência da entidade, que existe há 30 anos e reúne pesquisadores de IA na educação de todo o mundo. Seiji comandará a instituição por dois anos, entre 2025 e 2027. Vai substituir a pesquisadora Olga Santos, atual presidente.

Seiji é professor da Universidade de São Paulo (USP) e está como docente titular visitante da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Ele foi eleito para presidência da IAIED.

Leia mais