Universidade de Oxford, na Inglaterra, receberá diretor do NEES para pós-doutorado

Alan Pedro

Uma das mais conceituadas escolas de governo do mundo, a Blavatnik School of Government, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, vai receber um pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). O diretor-geral do NEES, Alan Pedro, fará um pós-doutorado na instituição a partir deste mês de abril.

A presença de Alan fortalece a política do NEES em investir na internacionalização e na qualificação dos seus membros. O diretor-geral é um dos fundadores do NEES. Ele é cientista da computação, com mestrado e doutorado na mesma área e professor do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A Blavatnik School of Government é um centro de excelência e reúne líderes de mais de 120 países por meio de programas de graduação e executivos. A Escola foi fundada em 2010. Sua missão é melhorar a qualidade do governo e a formulação de políticas públicas em todo o mundo. 

“O NEES trabalha muito fortemente com política pública na educação. A Blavatnik é a melhor escola de política pública do mundo. Se tornou um hub de lideranças dessa área. E aproximadamente 70% dos alunos são não europeus”, destaca Alan Pedro

O pós-doutorado será híbrido. Durante os meses de junho e julho o pesquisador do NEES estará presencialmente na Inglaterra.

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NEES e MEC comemoram primeiro pagamento do Programa Pé-de-Meia

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com estudantes para anúncio de pagamento da primeira parcela do Programa Pé de Meia, no Palácio do Planalto. Brasília – DF. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O diretor geral do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), Alan Pedro, participou em Brasília, na última segunda-feira (25), do anúncio do primeiro pagamento do Programa Pé-de-Meia, do governo federal. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana

Estudantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal também participaram da solenidade e receberam os cartões de suas contas, criadas pela Caixa Econômica Federal, para poderem sacar a primeira parcela da poupança do ensino médio a partir desta terça-feira (26). Alagoas foi representado pela estudante Lavinya Vieira, da Escola Estadual Moreira e Silva, que fica em Maceió.

Para que o Pé-de-Meia funcione, um time de cerca de 70 membros do NEES, que é ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), desenvolveu o Sistema Gestão Presente, plataforma que armazena os dados dos alunos contemplados pelo programa federal. A estimativa do MEC é atender cerca de 2,4 milhões de jovens do ensino médio de escolas públicas.

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Do interior de Alagoas ao Pé-de-Meia: a trajetória de Rodolfo Carneiro e o papel de políticas de educação apoiadas pelo NEES

Rodolfo Carneiro

“Nunca imaginei estar envolvido em um projeto tão grande. O tanto de jovens que serão beneficiados, sem condições de estudar porque precisam trabalhar e agora vão ficar tranquilos. Vão só estudar e quem sabe ter um futuro melhor. Bom demais participar disso”.

O depoimento é do engenheiro de dados e professor universitário Rodolfo Carneiro, 33 anos. Ele integra o time de cerca de 70 membros do Núcleo de Excelência em Tecnologia Sociais (NEES), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que desenvolveu o Sistema Gestão Presente, plataforma que armazena os dados dos alunos beneficiados pelo Programa Pé-de-Meia, do governo federal.

O trabalho de Rodolfo reflete um dos propósitos que mobiliza professores, pesquisadores, estudantes e colaboradores do NEES: desenvolver soluções tecnológicas capazes de impactar positivamente todo o ecossistema educacional brasileiro. De promover equidade educacional para a transformação social.

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Projeto do NEES para o PNLD tem novas metas, com coleta de mais dados e análise de impacto das ações

Um dos projetos que o NEES desenvolve para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do governo federal, está com novas metas. O modelo de predição, criado pelo núcleo para estimar a quantidade de estudantes em cada escola, ano letivo e série, terá coleta de mais dados, análise de impacto das ações e criação de um novo sistema para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Com esse modelo de predição, evita-se que sobrem ou faltem livros para milhares de alunos de escolas públicas do Brasil e que são beneficiados pelo PNLD.  Somente este ano, o Ministério da Educação (MEC) deve investir cerca de R$ 2 bilhões para distribuir 194 mil livros para 31 milhões de estudantes. O NEES participa de sete etapas do PNLD, desenvolvendo ferramentas tecnológicas que contribuem para o bom funcionamento do programa.

“Em uma das etapas da coleta de dados, vamos fazer consultas em aproximadamente 500 escolas para entender como melhorar a predição”, explica o coordenador do TED 12244 (Sistema de Predição de Alunado), Bruno Pimentel. Se há sobra de livros, ocorre desperdício de verba pública. Se faltam livros há o prejuízo pedagógico para os alunos que deixam de dispor do material.

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Presidente da frente parlamentar mista de educação, Rafael Brito conhece ações da Ufal e do NEES

Foto: Reprodução

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) , ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), desenvolve importantes ações e projetos para a educação pública brasileira em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Algumas dessas iniciativas foram apresentadas para o presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), na última quarta-feira (13), em Brasília.

O diretor geral do NEES, Alan Pedro, que também é professor da Ufal, participou da reunião juntamente com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo. O convite para participação do NEES partiu do dirigente da universidade. 

“Foi uma agenda entre a Ufal e o deputado Rafael Brito. O reitor Tonholo nos convidou para que a gente apresentasse os resultados que o NEES tem proporcionado para a educação do Brasil nos diversos programas e políticas que estamos envolvidos”, explicou Alan Pedro.

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Ig Bittencourt, um dos fundadores do NEES, é eleito para Comitê Executivo da Sociedade Internacional de Inteligência Artificial

Um dos fundadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ig Ibert Bittencourt é o mais novo membro do comitê executivo da Sociedade Internacional de Inteligência Artificial na Educação (International Artificial Intelligence in Education Society, IAIED). 

É o segundo pesquisador brasileiro a integrar esse comitê. O primeiro é Seiji Isotani, que também é do NEES e foi um dos criadores do núcleo juntamente com Ig e Alan Pedro, atual diretor geral do NEES. Seiji integra o comitê desde 2022 e ficará até 2027.

A Sociedade Internacional de Inteligência Artificial na Educação (IAIED) existe há 30 anos (foi criada em 1993) e reúne importantes pesquisadores do mundo todo. É uma comunidade interdisciplinar que envolve ciência da computação, educação e psicologia. 

Promove pesquisa e desenvolvimento de ambientes de aprendizagem interativos e adaptativos para alunos de todas as idades, em todos os domínios, com uso da inteligência artificial.

A IAIED também é responsável pela organização de uma  conferência internacional a cada dois. A próxima edição será no Recife, capital de Pernambuco, entre os dias 8 e 12 de julho deste ano. Ig é um dos presidentes gerais do evento. Divide a missão com Olga C. Santos, atual presidente da IAIED.

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Dia da Mulher: Observatório de Equidade Educacional defende interseccionalidade para vencer a discriminação de gênero

Grupo de mulheres de mãos dadas e levantadas em forma de união. Multirracial
Imagem: Freepik

Para um compromisso ético-político robusto contra as iniquidades, é preciso considerar a pluralidade e a singularidade das experiências femininas. É urgente a adoção de abordagens interseccionais que reconheçam e combatam as múltiplas camadas de discriminação enfrentadas pelas mulheres nas esferas educacional e profissional. 

Essa é uma das conclusões de uma análise feita pelo Observatório de Equidade Educacional,  uma parceria do Ministério da Educação (MEC) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). 

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o observatório destaca a importância de celebrar as conquistas já alcançadas pelas mulheres, mas também faz um convite para a sociedade refletir sobre os desafios na busca por justiça social e equidade na educação.

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NEES e MEC alinham ações estratégicas para pagamento das primeiras bolsas do Programa Pé-de-Meia

Foto: Reprodução

Para que os alunos do ensino médio das escolas públicas do Brasil comecem a receber a bolsa do Programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), no final deste mês de março, há toda uma operação por trás e que envolve muitas pessoas. 

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), participa com o Sistema Gestão Presente, criado pelos pesquisadores e técnicos do núcleo. A plataforma é responsável por coletar os dados dos estudantes e das redes de ensino. Depois é feito o cruzamento dos dados com órgãos como Receita Federal, Inep e Ministério do Desenvolvimento Social para em seguida enviá-los para a Caixa Econômica Federal.

Nesta quarta-feira (06), a diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do MEC, Anita Stefani, se reuniu com a direção e pesquisadores do NEES em Maceió (AL) para alinhar detalhes e ajustar ações para a elaboração da primeira folha de pagamento do Pé-de-Meia. 

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Sistema desenvolvido pelo NEES para programa Pé-de-Meia, do MEC, começa a receber dados dos alunos

Imagem: Freepik

Uma das principais ferramentas tecnológicas que o Ministério da Educação (MEC) vai utilizar no Programa Pé-de-Meia foi desenvolvida pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) e começa a funcionar a partir desta quinta-feira (29).

O Sistema Gestão Presente, plataforma que reunirá os dados de todos os estudantes do ensino médio que receberão auxílio financeiro do governo federal, é resultado do trabalho dos pesquisadores e técnicos do NEES, ligados à Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

As secretarias estaduais e municipais de Educação, além dos sistemas federais de ensino, deverão enviar, para o Gestão Presente, as informações relativas às matrículas dos alunos. A transmissão poderá ser realizada de duas formas: por planilha ou interface de programação de aplicações (API), tudo com a garantia de segurança e proteção dos dados.

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NEES, por meio do Observatório de Equidade Educacional, ajudará MEC a monitorar programa de escola em tempo integral

estudantes multirraciais olhando para cadernos
Imagem de Freepik

Uma das principais iniciativas do governo federal na educação, o  Programa Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC), terá a parceria do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). O monitoramento e a avaliação do programa serão realizados pelo Observatório da Equidade Educacional, que faz parte do NEES.

“A parceria pretende consolidar o Observatório da Equidade Educacional, contribuindo para colocar a promoção da equidade como tema central das políticas educacionais”, destaca o MEC. O NEES é vinculado ao Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Segundo o Censo Escolar 2023, divulgado semana passada pelo MEC, o Brasil tem 47,3 milhões de alunos em 178,5 mil escolas de educação básica. Desse universo, 14,9% dos estudantes do ensino fundamental e 20,4% do ensino médio, considerando redes pública e privada, estudam em tempo integral.

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