globo terrestre em cima da mesa, ao lado há livros e formas geométricas
Imagem: Freepik

Educadores e gestores públicos de todo o País estarão reunidos, entre 28 e 30 de janeiro, em Brasília, para participar da Conferência Nacional de Educação (Conae). Um dos objetivos do evento é avaliar a implementação do atual Plano Nacional de Educação (PNE) e subsidiar a elaboração do próximo PNE, que terá validade de 2024 até 2034.

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), desenvolveu uma plataforma, baseada em dados, para o Ministério da Educação (MEC). Um dos objetivos é dar suporte aos gestores na tomada de decisão em relação aos planos de educação.

O PNE determina 20 metas para a educação brasileira, a serem cumpridas ao longo de dez anos. Todos os municípios, Estados e o Distrito Federal devem possuir um plano de educação, alinhado ao PNE, mas de acordo com as características específicas do seu contexto.

Em parceria com o AiBox Lab, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o NEES criou o Conecta PNE. A ferramenta fornece dados relacionados ao Plano Nacional de Educação (PNE) para que qualquer pessoa acompanhe o atingimento das metas nos níveis nacional, estadual e municipal.

“A plataforma permite visualizar  as metas  por cidade e Estado, com aplicação de filtros personalizados”, destaca o vice-coordenador do projeto que desenvolveu o Conecta PNE, o pesquisador do NEES e professor da UFRPE Rafael Ferreira de Mello.

“O Conecta PNE permite a visualização de dados e insights relativos à evolução do PNE e dos planos subnacionais de educação, conectando-se com diversas bases de dados abertos e fornecendo informações de forma objetiva e inteligente. Qualquer pessoa pode utilizar a plataforma”, observa Rafael.

Ele ressalta que secretários de Educação ou outros gestores públicos podem cadastrar informações específicas de seus planos de educação, permitindo o acompanhamento do progresso das metas. “Isso possibilita tomada de decisões e ajustes ao longo dos anos”, afirma o pesquisador do NEES.

A Conae é promovida pelo MEC e será realizada na Universidade Federal de Brasília (UnB). Terá como tema o Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.