Foto: Reprodução

Diretores, coordenadores, vice-coordenadores e equipe de governança do NEES se reuniram no III Workshop de Planejamento Estratégico, entre 18 e 20 de dezembro, em Maceió. O encontro, realizado no Jatiúca Hotel & Resort, serviu para avaliação das conquistas e dos impactos das ações do núcleo em 2023 e planejamento de 2024.

“Foi um ano de muito trabalho. Analisamos os resultados dos nossos projetos. O workshop foi o momento da gente celebrar essas conquistas, fazer uma retrospectiva do que conseguimos realizar bem e de como poderemos melhorar”, destacou o vice-diretor geral do NEES, Diego Dermeval

Entre as várias ações que o NEES desenvolve, Diego citou a participação em várias etapas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), iniciativa do Ministério da Educação (MEC); o Observatório da Equidade Educacional, também em parceria com o MEC; e o Sistema de Alerta Preventivo (SAP), ferramenta criada para ajudar no combate à evasão escolar.

“As pessoas acreditam e confiam no que a gente desenvolve. Sob o ponto de vista das conquistas em 2023, destaco a manutenção da legitimidade do trabalho que o NEES faz perante os stakeholders”, afirmou o pesquisador Ig Ibert Bittencourt, um dos fundadores do NEES.

“Outra é a sustentabilidade. O que faz uma política ser bem sucedida não é só a forma que é executada com qualidade, mas a capacidade daquilo se manter por tempo ao ponto de começar que os efeitos apareçam”, comentou Ig.

“Nosso objetivo sempre foi e sempre será ajudar a educação do Brasil e também projetar como construir um futuro melhor. Tivemos uma discussão muito calorosa sobre o impacto do NEES e a aprendizagem que a gente está proporcionando para as crianças do País”, enfatizou Seiji Isotani, também pesquisador e fundador do NEES, ressaltando a importância de focar no trabalho colaborativo.

INVESTIR MAIS NAS PESSOAS

Para o próximo ano, uma das principais conclusões do workshop é a necessidade de investir nos membros do NEES. “Uma preocupação muito grande é continuar trabalhando com alto grau de competência técnica e capacidade de execução, mas também preservando o bem-estar de todos os nossos colaboradores”, afirmou Diego.

“Está muito claro que precisamos olhar mais para as pessoas em 2024. Para nossos alunos e professores e para os profissionais que trabalham dentro do NEES. Olhar para aquelas pessoas que a gente quer contribuir, mas também olhar para dentro, em quem está tentando ajudar as políticas e os desafios que temos no País”, observou Ig.

“Queremos fazer entregas no prazo adequado, com a melhor qualidade possível, atendendo todas as demandas e necessidades da educação. Mas isso acaba também gerando potenciais conflitos. Então precisamos investir muito no bem-estar de cada um para que a gente consiga estar sempre trabalhando a 120% para dar o melhor possível para a educação do Brasil”, disse Seiji

“É muito importante a gente reestruturar o NEES para que o núcleo engrandeça as pessoas e as pessoas queiram estar sempre no NEES a fim de que o nosso propósito, a equidade educacional, seja alcançado”, sugeriu o pesquisador.

QUALIDADE

“Esse ano tivemos muitos desafios e desafios que saíram inclusive da nossa rota. Para as metas serem alcançadas é preciso ter uma estrutura por trás que dê suporte para que cada um consiga atingi-las”, afirmou o diretor executivo do NEES, Edmilson Fialho.

“Para 2024 vamos trabalhar em cima de quatro metas grandes, que é a implantação da ISO 27.001, a conclusão da implantação do ODOO, a implantação da gestão de risco e a implantação do LGPD, que a gente precisa concluir”, disse o diretor do NEES.

O núcleo é formado por um time de 600 pesquisadores e professores multidisciplinares de diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Desse universo, mais de cem são doutores.

A formação multidisciplinar dos pesquisadores é um dos principais diferenciais do NEES, pois possibilita alta capilaridade devido à competência e disponibilidade para executar projetos em qualquer parte do Brasil e do exterior.

Os projetos e ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo NEES já beneficiaram mais de 30 milhões de estudantes brasileiros, um milhão de professores e 180 mil escolas no País.