Seiji Isotani

Um dos fundadores do NEES, o professor e pesquisador Seiji Isotani é um dos palestrantes da 10º edição da Brazil Conference 2024. O evento acontecerá no próximo fim de semana, dias 6 e 7 de abril, em Cambridge, nos Estados Unidos, nas Universidades do MIT e Harvard. Deve reunir relevantes nomes nacionais para debater educação, política, tecnologia, saúde, economia e cultura, entre outros assuntos, com o tema principal “O Encontro de Vários Brasis”.

Atualmente, Seiji é professor titular visitante em educação da Universidade de Harvard. O grupo liderado por ele é um dos mais produtivos e influentes do planeta sobre gamificação para fins educacionais, destaca a organizaçao da Brazil Conference. Com mais de 200 publicações científicas, o fundador do NEES está entre os 20 pesquisadores mais citados no mundo em suas áreas de atuação, conforme o Google Scholar.

O tema da palestra, marcada para a manhã deste sábado (06), será A fronteira da ciência por professores de Harvard. “O que as pesquisas científicas feitas por professores de Harvard sobre desafios do Brasil podem nos ensinar?” e “Onde está a fronteira da ciência nos temas de saúde, educação e tecnologia?” são as indagações que vão nortear a palestra, que contará também com as professoras Márcia Castro e Gabrielle Oliveira, ambas também da Universidade de Harvard.

Além da universidade americana, Seiji leciona na Universidade de São Paulo (USP). Também é membro do Comitê Executivo da Sociedade Internacional de Inteligência Artificial na Educação. É Ph.D. na área de Inteligência Artificial Aplicada à Educação, título obtido na Universidade de Osaka, no Japão. Tem pós-doutorado em ciências cognitivas pela Universidade de Carnegie Mellon, nos EUA.

No NEES, Seiji contribui com diversos projetos de educação e políticas públicas, voltados para melhorias da aprendizagem, qualificação do PNLD e promoção da equidade, entre outras ações.