Diego Dermeval, Ig Bittencourt, Seiji Isotani

Com foco em internacionalizar e qualificar mais seus pesquisadores, o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) conta com mais um integrante na prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O vice-diretor do NEES, Diego Dermeval, se junta a outros dois colegas do núcleo, Seiji Isotani e Ig Bittencourt, para uma temporada de estudos e aperfeiçoamento em educação e políticas públicas na instituição americana.

Diego é professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e chegou neste mês de janeiro na Harvard Graduate School of Education, a escola de educação de Harvard. Fará, durante este ano de 2024, um pós-doutorado sob a orientação do professor Sebastian Munoz-Najar Galvez, sociólogo com especialidade em ciência de dados para educação, processamento de linguagem natural e análise de texto na educação.

A pesquisa do vice-diretor do NEES, em Harvard, terá dois enfoques. Um para estudar como a inteligência artificial pode contribuir ainda mais no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC). O NEES é um dos grandes parceiros do governo federal no PNLD, política pública que leva milhares de livros para alunos e professores das escolas públicas do Brasil.

Outra área da pesquisa de Diego será voltada para o desenvolvimento de um sistema tutor de matemática, ferramenta para que professores da educação básica possam melhorar a aprendizagem dos seus alunos no Brasil, mesmo sem conectividade ou acesso a computadores. Também a partir da inteligência artificial.

“Cada vez mais o que a gente está desenvolvendo no NEES tem chamado a atenção e sido bem referendado por importantes pesquisadores de fora do País. Mostra que estamos no caminho certo”, destaca Diego. “E fortalece nosso trabalho, pois podemos trazer parceiros das melhores universidades do mundo para juntos contribuirmos na tentativa de solucionar os principais problemas educacionais do Brasil”, complementa o vice-diretor do NEES.

Seiji Isotani é professor da Universidade de São Paulo (USP) e um dos fundadores do NEES. Ig é docente da Ufal e também fundador do NEES. Seiji está como professor visitante em Harvard e Ig realiza pós-doutorado.