Um dos líderes no Brasil no desenvolvimento de tecnologias e inovação em políticas públicas de educação, o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), levará 26 pesquisadores para o mais importante evento de Inteligência Artificial na educação do mundo

A 25ª Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial na Educação (AIED 2024), pela primeira vez na América Latina, acontecerá de 8 a 12 de julho no Recife. 

Dois pesquisadores do NEES integram a comissão organizadora: o diretor geral do núcleo, Ig Bittencourt, está na coordenação geral. Rafael Ferreira Melo é um dos coordenadores locais. 

O tema da conferência, “IA na Educação para um Mundo em Transição”, explora como a IA pode transformar a educação em meio a disrupções tecnológicas. Dialoga com diversas iniciativas e pesquisas do NEES. 

O núcleo desenvolve vários projetos em parceria com o Ministério da Educação (MEC): plataforma para identificação das dificuldades de aprendizagem;  um sistema de alerta preventivo dos riscos de abandono e evasão escolar; aplicativo para correção de textos sem necessidade de internet, além de um sistema tutor inteligente de matemática. Também produz ferramentas tecnológicas para aprimorar o Programa Nacional do Material e do Livro Didático (PNLD). 

Um dos fundadores do NEES, Seiji Isotani será um dos palestrantes. Ele vai falar sobre Inteligência Artificial em Educação e Políticas Públicas: Um Caso do Brasil. Professor visitante da Universidade de Harvard, Seiji vai apresentar o conceito denominado “AIED Unplugged“, metodologia inovadora do grupo liderado por ele para criar e integrar tecnologias de IA em ecossistemas educacionais sem exigir modificações de infraestrutura, acesso à internet ou alfabetização digital avançada.

“A AIED é o mais importante evento de IA na educação. Tem décadas de realização e foi muito importante para a carreira de nós fundadores do NEES. Se a gente quer entender, por exemplo, para onde a IA generativa vai ou como isso impacta a educação e a aprendizagem, é o evento para se estar”, destaca Ig Bittencourt. 

“O trabalho que o NEES  vem desenvolvendo é muito importante. Na conferência vamos apresentar mais de 10 trabalhos científicos, o que mostra que estamos na fronteira da inovação e da pesquisa. Revela que o NEES e o Brasil estão começando a se destacar. E que nosso País tem tudo para, quem sabe, virar uma das lideranças globais na temática de IA e educação”, enfatiza o diretor-geral do NEES.

Além dele, Rafael Melo e Seiji, outros 23 pesquisadores do NEES estarão na capital pernambucana para acompanhar a conferência: André Magno (atual vice-diretor geral do NEES), Diego Dermeval, Leonardo Marques, Paula Palomino, Carlos Portela, Thales Vieira, Valmir Macario, Luiz Rodrigues, Marcelo Marinho, Ruan Carvalho, Rafael Araújo, Luciane Silva, Gabriel Alves, Abilio Nogueira, Hyan Batista, Fernanda Herculano, Rodrigo Santos da Silva, Bruno Lemos, Bruno Pimentel, Ranilson Paiva, Taciana Pontual, Isabela Gasparini e Elaine Oliveira.

“Será uma boa oportunidade para nosso time do NEES interagir com grandes lideranças na área de IA, construir pontes para novas pesquisas e promover mais inovação no país”, afirma Ig.