(Com informações da Ascom do MEC)

Foto: Reprodução/MEC

A capital federal é a mais nova cidade a ter um Núcleo de Inovação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH). A inauguração ocorreu no último dia 19 de abril e contou com representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O núcleo do Distrito Federal fica nas instalações da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF), no Auditório do Espaço Cultural Neusa França, localizado no Shopping ID, em Brasília

No total, estão previstos 52 núcleos de inovação em 23 Estados brasileiros e no Distrito Federal.  A unidade de Brasília é um dos 17 núcleos que já estão concluídos. A meta do governo federal é que todas as 52 unidades no País sejam inauguradas até o final de 2025. O próximo núcleo a ser inaugurado será em Alagoas, no dia 8 de maio.

EDUCAÇÃO HÍBRIDA

O Núcleo de Inovação integra a infraestrutura disponibilizada pela RIEH, a partir de investimentos do governo federal no Programa de Inovação da Educação Híbrida do NEES. Seu objetivo é complementar e ampliar as estratégias de implementação da educação híbrida em todos os Estados e Distrito Federal, assim como contribuir para a implementação do ensino médio de maneira mais equitativa e efetiva.

Em Brasília, assim como nas demais unidades, o núcleo de inovação é equipado com tecnologia que permitirá a produção de recursos educacionais digitais, como videoaulas, entrevistas e podcasts para dar suporte às atividades de inovações pedagógicas. Serão beneficiados com o novo espaço 97 escolas, 4 mil professores e cerca de 83 mil alunos.

Durante a inauguração do núcleo, a coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves de Oliveira, destacou que “o conceito híbrido é amplo e envolve a tecnologia e a comunicação possibilitando espaços e situações diferentes, que colaboram com o trabalho do professor e que pode ser otimizado com participação efetiva das juventudes do ensino médio”.

Pesquisador do NEES e coordenador nacional da RIEH, Ibsen Bittencourt, destacou a importância de garantir o protagonismo do estudante na RIEH. A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, enfatizou que é importante fazer bom uso das tecnologias para auxiliar os estudantes na caminhada da aprendizagem.

Já a subsecretária de Educação Básica do DF, Iêdes Soares Braga, retratou que o Núcleo de Inovação do DF irá “mobilizar e fomentar o projeto de modernização educacional com várias mãos, com a parceria de várias coordenações da SEEDF, e, assim, fortalecer e incentivar novas práticas e metodologias diferenciadas com estratégias da educação para motivar os jovens para as aprendizagens”.