Seiji Isotani

As potenciais aplicações da Inteligência Artificial (IA) Generativa e os impactos na educação básica e no ensino superior foram tema de uma palestra ministrada pelo pesquisador Seiji Isotani na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Ele foi convidado para participar de um debate sobre o assunto no dia 30 de abril.

O evento foi organizado pelo Yale Poorvu Center for Teaching and Learning, com o objetivo de fomentar a troca de experiências e pensar nas práticas pedagógicas que vão viabilizar a formação de pessoas mais preparadas para liderar com um mundo onde as tecnologias de IA estarão permeando todas as atividades do nosso dia a dia.

Seiji é docente da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). Atualmente é professor visitante de educação na Universidade de Harvard, também nos Estados Unidos. Entre suas áreas de pesquisa estão gamificação na educação, Sistemas Tutores Inteligentes (ITS) e Inteligência Artificial na Educação (AIED).

Na Universidade de Yale, Seiji falou para professores e alunos de pós-graduação. “Apresentei o potencial de aumentar a criatividade dos estudantes quando utilizamos IA Generativa para explorar a animação dos nossos próprios desenhos e abrir novas oportunidades de instigar nossa imaginação”, explicou Seiji. Na sua pesquisa, ele está buscando “entender como aplicar essas tecnologias de maneira a aumentar as capacidades de alunos, professores e gestores”.

Além do pesquisador do NEES, participaram do debate Alexander Gil Fuentes, professor do Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Yale; e Nicole Cosme-Clifford, doutoranda em Teoria Musical e consultora do Yale Digital Humanities Lab.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o NEES desenvolve projetos e pesquisas voltadas para impactar positivamente o ecossistema educacional brasileiro. Seiji foi um dos fundadores do núcleo, que conta hoje com mais de cem professores doutores de 41 instituições do Brasil e do mundo.

Várias políticas públicas do Ministério da Educação (MEC), a exemplo do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Programa Pé-de-Meia e da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), contam com a participação de equipes do NEES. Mais de 30 milhões de estudantes, um milhão de professores e 180 mil escolas no Brasil já foram impactados pelas ações do NEES.

Há mais de uma década Seiji tem dedicado sua carreira a pesquisar como as pessoas aprendem com tecnologias educacionais interativas/inteligentes e ao desvendar mecanismos potenciais para garantir que cada aluno receba o apoio personalizado necessário para se envolver em atividades gratificantes e significativas.