Harvard Kennedy School, retratada em 2017. Por Caleb D. Schwartz

O trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) em políticas públicas de educação no Brasil ganhou um reforço importante. Nove pesquisadores do núcleo concluíram especialização numa das principais escolas de políticas públicas do mundo, a Harvard Kennedy School, ligada à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

A formação vai impactar positivamente em iniciativas governamentais que contam com membros do NEES, como a Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) e o Sistema Gestão Presente, que forneceu a base de dados para o Programa Pé-de-Meia, ambas iniciativas do Ministério da Educação (MEC).

Os nove pesquisadores que receberam a certificação são Alan Pedro, Alessandra Debone, Diego Dermeval, Ig Bittencourt, Paula Palomino,  Rafael Ferreira Mello, Ranilson Paiva,  Seiji Isotani e Thomaz Veloso. Outros membros do NEES estão realizando cursos na mesma instituição.

O programa Public Leadership Credential (PLC) consiste em seis cursos de seis semanas em três áreas curriculares: Evidências para Decisões, Elaboração e Implementação de Políticas e Liderança e Ética.

QUALIFICAÇÃO

“Essas formações fazem parte de uma estratégia que adotamos no NEES três anos atrás, pensando em apoiar mais a educação brasileira em termos de implementação de política pública. Por isso investimos sempre na formação de nossas lideranças”, explica o diretor geral do NEES, Ig Bittencourt. O NEES é ligado ao Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“Essa política de formação estreou com esses cursos da Kennedy School, que é uma das principais escolas de política pública do mundo, e formou dezenas de pessoas”, observa Ig.  “Isso já está tendo impacto real nas formas que a gente implementa as políticas públicas e como a gente as apoia. Por exemplo, a RIEH e o Sistema Gestão Presente. E várias outras políticas já bebem dessas skills, dessas competências e habilidades que desenvolvemos no curso da Kennedy School”, complementa o diretor do NEES

SATISFAÇÃO

“Foi muito importante ter realizado essa especialização porque estamos trabalhando no dia a dia, nos projetos do NEES, com políticas públicas. Apesar de focar mais na parte do desenvolvimento da tecnologia, entender o contexto geral da política e como aprimorar outras partes do processo são fundamentais para entregar resultados cada vez mais relevantes para a sociedade”, comenta o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Rafael Ferreira de Mello

“É um orgulho imenso finalizar o curso com sucesso. Tenho certeza de que todo o conhecimento adquirido me ajudará a contribuir cada vez mais para solucionar os principais desafios da educação do Brasil”, afirma o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Diego Dermeval. Desde o início deste ano, ele está na Harvard Graduate School of Education, a escola de educação de Harvard, para fazer um pós-doutorado. “Comecei a aplicar os conceitos que aprendi durante o curso nos projetos do NEES. São ferramentas importantes para entender o impacto das políticas públicas que estamos atuando”, diz Diego.

O time do NEES é formado por mais de cem professores doutores ligados a 41 instituições de ensino no Brasil e no exterior. As ações, projetos e programas que o núcleo participa já beneficiaram mais de 30 milhões de estudantes e 1 milhão de docentes de escolas públicas do País. São mais de 50 softwares ou patentes depositadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).