Imagem: Paulo Melo/PCR

Pesquisadores do NEES estiveram na capital pernambucana para mostrar o SIAAEB, Sistema de Acompanhamento e Atenção a Estudantes da Educação Básica ao secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. O SIAAEB é uma importante plataforma que ajudará as gestões escolares a combaterem a evasão escolar e é desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

A equipe do NEES também conheceu as iniciativas realizadas na rede municipal de ensino do Recife, que tem um sistema próprio de monitoramento da frequência escolar. A visita ocorreu no último dia 30 de novembro.

O encontro serviu ainda para alinhar uma futura parceria que permitirá a integração da base de dados dos estudantes da rede municipal de Recife com a base nacional do SIAAEB.

Esta integração possibilitará, posteriormente, a comunicação com outros sistemas essenciais da educação do país, como o Sistema Presença, do MEC, cujo objetivo é acompanhar e monitorar a frequência escolar dos estudantes beneficiários do Bolsa Família.

Do NEES estiveram presentes Thales Vieira e Valmir Macário, coordenador e vice do SIAAEB, respectivamente; André Lima (gerente de projetos), Mateus Felismino (desenvolvedor do SIAAEB); e Alessandra Debone e Jurema Ramos, consultoras do NEES.